Os blocos cerâmicos são materiais comuns no mercado da construção, mas devem ser bem avaliados antes de adquiridos para garantir mais qualidade à sua obra.
É normal tentar economizar na compra de materiais, mas certas características são indispensáveis para uma construção segura, com uma boa estrutura e que satisfaça os clientes da construtora.
Por isso, apresentamos a seguir 6 motivos para a sua construtora não economizar na compra de blocos cerâmicos. Continue a leitura e confira!
1 Blocos cerâmicos sem qualidade não apresentam maior durabilidade
Quando uma construtora adquire blocos cerâmicos de menor qualidade visando economizar nos custos da obra, um dos principais diferenciais deste material é perdido: a durabilidade.
Ao realizar qualquer investimento é preciso considerar a durabilidade e resistência do material, pois produtos de curta vida útil representam mais despesas em um futuro próximo.
Nesse sentido, um bloco cerâmico de alta qualidade conta com mais resistência, sendo possível encontrar no mercado modelos de até 20 MPa.
Outra vantagem de não economizar nos blocos é a baixa absorção de umidade do material, o que também contribui para a sua durabilidade.
A qualidade deve ser avaliada pois além de influenciar no tempo de vida útil, este aspecto ajuda a evitar falhas como quebras e ainda pode aumentar a resistência ao fogo.
Desta forma, o investimento em um material de menor qualidade pode ter um efeito contrário ao desejado e trazer ainda mais custos, já que as chances da obra necessitar de manutenções ou troca de materiais são maiores.
2 O material se torna menos econômico
Considerando a questão apresentada no tópico anterior, ao tentar economizar na compra de blocos cerâmicos, sua construtora pode, na verdade, gerar mais custos para a obra.
Para a compra de qualquer material é preciso considerar o seu custo-benefício. Blocos de qualidade podem parecer caros na hora da compra, mas a longo prazo representam o investimento mais econômico para a sua construção.
Diversas vantagens deste tipo de material são perdidas quando sua construtora opta por um tipo de bloco de qualidade inferior. Mesmo que, de maneira geral, o bloco cerâmico seja uma das opções mais econômicas do mercado, você não contará com o máximo potencial deste material em sua obra.
Além disso, a questão financeira não impacta apenas o seu negócio, como também o resultado entregue aos seus clientes.
Um bom exemplo é o desempenho térmico dos blocos cerâmicos, que deve proporcionar maior constância da temperatura no ambiente, reduzindo o uso de ar condicionado ou aquecedores.
Contudo, dependendo da opção que sua construtora utilizar na obra, o cliente não terá uma economia de energia conforme o esperado.
Além disso, todas as manutenções e reparos necessários na estrutura devido à qualidade do bloco escolhido irão reduzir o custo-benefício para o cliente.
3 Com blocos cerâmicos certificados, sua obra tem a qualidade garantida por normas técnicas
Mais um bom motivo para não economizar na hora de comprar blocos cerâmicos para uma obra é poder contar com a garantia de um bom material, assegurada por normas técnicas.
Por ser utilizado em larga escala no mercado da construção civil, a produção de blocos cerâmicos é regularizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é garantir um material seguro e eficiente, que respeite os critérios mínimos para o bom desempenho em sua produção.
Se você deseja conferir se os blocos que sua construtora adquire são certificados, as principais normas referentes a esse material são:
- ABNT NBR 15270-1:2017 – Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para alvenaria – Parte 1: Requisitos
- ABNT NBR 15270-2:2017 – Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para alvenaria – Parte 2: Métodos de ensaios
- ABNT NBR 15812 – 1:2010 – Alvenaria Estrutural — 15/04/2010 Blocos cerâmicos – Parte 1: Projetos
- ABNT NBR 15812 – 2:2010 – Alvenaria Estrutural — 15/04/2010 Blocos cerâmicos – Parte 2: Execução e controle de obras
- ABNT NBR 15575-2 – 2013 – Edificações habitacionais – Desempenho Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais.
O selo PSQ, do Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos, também é uma ótima forma de comprovar a qualidade dos blocos, pois atesta características fundamentais à qualidade do material, como a padronização de tamanhos, nível de absorção de água e capacidade de carga.
4 A satisfação de seus clientes é influenciada pela qualidade dos blocos
Você viu que optar por um bloco mais barato pode trazer prejuízos financeiros não só para a sua construtora, como também para seus clientes.
Desta forma, a satisfação com o serviço que você vende é afetada. O morador ou proprietário consegue notar a diferença de qualidade dos materiais utilizados rapidamente a partir do nível de isolamento térmico e acústico, e a longo prazo com possíveis problemas na estrutura e rachaduras, por exemplo.
É preciso destacar que a satisfação dos seus clientes tem influência direta na reputação da empresa e na conquista de novos clientes.
Portanto, para se destacar no mercado, sua construtora deve focar em adquirir bons materiais e equipamentos, que tragam algum tipo de retorno para a empresa.
5 A segurança da estrutura pode ser afetada
Um dos principais motivos para não economizar na compra de materiais é a garantia de segurança para a sua obra.
Quem atua com construção civil carrega uma grande responsabilidade relacionada à segurança e integridade física das pessoas.
Com materiais de baixa qualidade, a estrutura da obra se torna mais perigosa para quem irá frequentar o local. Esta questão pode inclusive interferir na liberação de documentos e autorizações.
Assim, é preciso sempre avaliar se os blocos adquiridos contribuem para uma construção mais segura.
6 Sua equipe ganha mais produtividade com o uso de bons materiais
Por fim, a eficiência da obra é um dos maiores benefícios de investir em bons materiais de construção, como os blocos cerâmicos.
A produtividade que a equipe ganha ao utilizar materiais eficientes e que proporcionem mais praticidade no canteiro de obras representa um retorno financeiro imediato do investimento, considerando a redução de custos operacionais.
Blocos de baixa qualidade podem quebrar durante o transporte ou manuseio, por exemplo, atrasando a entrega da obra e gerando retrabalho para a equipe.
Assim, o investimento em bons blocos cerâmicos traz apenas vantagens para a construção, tanto em um curto período, como a médio e longo prazo.
Nesse sentido, se você deseja garantir os melhores materiais para a sua construtora e entregar obras de qualidade, clique aqui e saiba mais sobre os blocos da Cerâmica Constrular!