Adquirir materiais com selo PSQ é uma maneira de garantir mais qualidade e segurança para a sua obra.
Empresas certificadas com o PSQ se destacam no mercado pelos diferenciais competitivos que seus produtos possuem.
Por isso, entender o que é este selo e os benefícios que ele traz para o seu projeto é fundamental para garantir uma execução eficaz e evitar futuros problemas com a construção.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, reunimos neste conteúdo as principais informações sobre o PSQ, quais as normas que precisam ser atendidas pelas empresas qualificadas, e ainda, quais são as vantagens que você terá ao contar com um fornecedor de blocos cerâmicos certificado. Continue a leitura!
O que é o selo PSQ?
O selo PSQ, que diz respeito aos Programas Setoriais da Qualidade, é uma certificação que visa atestar a qualidade e a eficiência da cadeia produtiva de diversos segmentos do mercado, sendo um deles a construção civil. Assim, promove-se a satisfação dos consumidores e a conformidade técnica dos materiais.
O objetivo deste selo é reduzir as perdas em processos produtivos, padronizar a produção e aumentar a eficiência na fabricação de materiais, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico. Com isso, o mercado consegue proporcionar maior qualidade e agregar valor aos produtos.
O selo PSQ é emitido pela Associação da Indústria Cerâmica (Anicer), em conjunto com órgãos certificadores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
No segmento da construção civil há o PSQ-BC, que trata sobre a produção certificada de blocos cerâmicos.
Este selo, conforme a Anicer, auxilia as empresas a enquadrarem a produção e processos de blocos cerâmicos de acordo com as mudanças competitivas do mercado, contribuindo para a credibilidade das empresas e trabalhando a melhoria contínua da qualidade.
Confira as normas que precisam ser atendidas conforme o selo PSQ
Para que uma empresa seja qualificada pela Anicer com o selo PSQ, é preciso submeter seus produtos a testes laboratoriais e realizar auditorias nos processos produtivos.
Entre os aspectos avaliados no bloco cerâmico, estão:
- A capacidade de carga do material
- Padronização de tamanhos e formas
- Se existem danos ao meio ambiente durante o processo
- Níveis de absorção de água.
Após ser certificada, a empresa deve apresentar novas amostragens trimestrais, para renovar sua qualificação. Esta é uma maneira de garantir que a fabricação continue sendo realizada dentro das normas estabelecidas.
Além disso, toda empresa que deseja obter o selo PSQ deve atender à norma NBR 15.270, que “especifica os requisitos dimensionais, propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria com ou sem função estrutural e executadas de forma racionalizada ou não.”
Para aderir ao programa, a Anicer define 4 passos necessários:
- Adequar a produção de blocos aos parâmetros das normas técnicas da ABNT, como a NBR 15.270
- Assinar o Termo de Adesão ao Programa Setorial da Qualidade de Telhas Cerâmicas (PSQ-TC) ou ao Programa Setorial da Qualidade de Blocos Cerâmicos (PSQ-BC) e pagar a taxa de participação
- Contratar laboratório qualificado para realização dos ensaios nos produtos
- Após o 3º relatório com resultado conforme, a empresa ingressará na lista de empresas qualificadas do Relatório Setorial.
Agora que você já entende melhor o que é o selo PSQ e como funciona a qualificação, confira a seguir quais são as vantagens de contar com um fornecedor certificado para a sua obra!
Vantagens de contar com um fornecedor certificado
Em qualquer tipo de obra é fundamental que os materiais e equipamentos utilizados sejam de alta qualidade, e ainda, certificados e regularizados conforme as normas técnicas do setor.
Desta forma, você garante os resultados esperados para a obra e evita gastos com manutenção, retrabalhos e perdas de materiais.
Produtos com maior durabilidade e longa vida útil podem parecer mais caros a princípio, mas, na verdade, representam um investimento vantajoso. Isso porque, diminuem outros tipos de despesas e evitam diversos problemas tanto para a empresa responsável pela construção, quanto para o consumidor final.
Nesse sentido, blocos cerâmicos certificados com o selo PSQ são mais resistentes, pois possuem chances muito menores de quebrarem ou trincarem durante a construção e após a execução da obra. Isso evita o desperdício de material, influenciando no orçamento, e reduz outros prejuízos comuns de uma obra.
É importante destacar que o selo PSQ é um critério de seleção de fornecedores recomendados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), comprovando a relevância de optar por empresas qualificadas.
Saiba quais certificações a Cerâmica Constrular tem
Somos formados por uma equipe de profissionais capacitados e atendemos rigorosamente a NBR 15.270, em relação aos requisitos 1, 2 e 3, buscando sempre manter nossos produtos com a qualidade exigida pelo mercado.
Além da NBR 15.270, que comprova a conformidade de nossos blocos cerâmicos com os requisitos especificados, também atendemos a outras duas normas da ABNT, a NBR 15.575 e a NBR 10.636.
A primeira determina o índice de redução sonora ponderado em 40 dB. Assim, o material está apto a isolamento acústico de habitações sujeitas a ruídos intensos (classe III).
Por fim, a segunda realiza a determinação quanto à resistência ao fogo em parede com função estrutural no grau corta-fogo pelo período de 120 minutos e no grau para-chama pelo período de 180 minutos.
Com essas normas conseguimos garantir maior qualidade e segurança para a sua obra! Para solicitar uma cotação dos nossos materiais basta clicar aqui e em breve nossa equipe comercial entrará em contato!