Ao tirar qualquer projeto do papel, todos os recursos precisam ser avaliados e escolhidos com cautela, de modo a garantir o melhor padrão de qualidade possível para a edificação. Nesse cenário, os materiais da obra ocupam um papel central.
Entre as vantagens de bons insumos para uma obra, está o aumento de seus padrões de segurança, a maior satisfação dos proprietários e a diminuição da incidência de problemas que possam comprometer o andamento do projeto.
É claro que cada construção tem as suas próprias demandas, que variam desde a fundação até o acabamento, mas ainda assim existem itens que são centrais para garantir a sua máxima qualidade e padrão de excelência.
A seguir, confira os 5 materiais da obra considerados mais relevantes, nos quais não é recomendado a substituição por opções mais baratas ou de menor qualidade! Continue a leitura e descubra quais são!
Quais são os materiais da obra mais importantes para garantir a qualidade de sua execução?
É evidente que, ao executar um projeto, os materiais da obra podem variar de acordo com as demandas, necessidades e, principalmente, segundo a própria proposta da construção.
Para que uma edificação atenda exatamente aquilo o que foi planejado e tenha longa durabilidade, sem gerar problemas aos proprietários, porém, alguns materiais são centrais e exigem atenção especial.
Quando dizemos que não é recomendado economizar na aquisição desses itens, não quer dizer necessariamente que eles são caros – mas sim que o foco de sua compra deve sempre ser a sua máxima qualidade e desempenho!
Confira quais são esses materiais e o que os torna tão importantes para a qualidade final do projeto:
1 Concreto ou argamassa
Com a possibilidade de preparação no próprio canteiro de obras ou ainda de aquisição pronta, por meio de fabricação industrializada, o concreto e o cimento são itens de suma importância para qualquer tipo de obra.
O concreto está presente em toda edificação, sem exceção. Seu uso inclui desde aplicações mais simples, com a fabricação de calçadas, até mais complexas, como peças estruturais de grande porte, como as utilizadas em pontes e viadutos.
Sua obtenção é feita por meio de uma mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Por isso, evidentemente, caso a sua obtenção seja in loco, é necessário também garantir a máxima qualidade desses insumos.
A argamassa, por sua vez, apesar de também contar com propriedades aderentes e de endurecimento, conta com aplicações um pouco mais limitadas.
Seu uso geralmente é focado no acabamento de paredes, no levantamento de alvenaria, em revestimentos, no assentamento de pisos e entre outras situações semelhantes.
2 Aditivos
De acordo com o blog Pra Construir, os aditivos consistem em substâncias especialmente compostas para alterar as propriedades do concreto ou da argamassa, tanto da massa fresca como do produto final.
Eles são adicionados ao material de acordo com as necessidades específicas do projeto e, por mais que exijam atenção especial em sua aquisição para uso no canteiro de obras, também precisam ser bem avaliados no caso da compra da massa pronta.
Há uma série de marcas e tipos de aditivos disponíveis para o segmento construtivo. Suas funções variam, sendo que alguns reduzem o tempo de cura do concreto ou do cimento, outros modificam sua fluidez, impermeabilidade, entre outras aplicações.
3 Tijolos ou blocos cerâmicos
Feitos de argila e utilizados em praticamente todas as construções de casas ou edifícios, os tijolos consistem em blocos cerâmicos em forma de paralelepípedos.
Considerados os itens mais comuns na construção civil, eles são imprescindíveis para qualquer construção de alvenaria, seja de vedação ou estrutural.
Entre suas principais aplicações, está a construção de paredes, bancadas, muros, churrasqueiras, entre muitas outras.
4 Materiais hidráulicos e elétricos
Instalados dentro das paredes, os materiais hidráulicos e elétricos desempenham uma função imprescindível para a experiência dos usuários que ocupam determinada edificação.
Qualquer problema relacionado a eles representa grandes transtornos, por isso é imprescindível garantir que os materiais utilizados sejam da melhor qualidade possível.
Muito além do grande trabalho demandado em sua reparação, problemas elétricos podem causar incêndios, por exemplo, enquanto os hidráulicos podem gerar infiltrações e até danos estruturais.
Os materiais hidráulicos consistem em todos aqueles que fazem parte do sistema de distribuição de esgoto e de água.
Sua função é transportar a água da rua para a caixa d’água e, dela, para os pontos de uso, como torneiras e chuveiros. Além disso, são eles que escoam as águas da chuva e recolhem e direcionam o esgoto para a rede de tratamento.
Os materiais elétricos, por sua vez, incluem todos aqueles utilizados na transmissão de energia, tanto da rede pública para a casa, quanto em sua distribuição interna. Eles incluem cabos, fios, disjuntores, interruptores, tomadas, entre outros.
Além de receber a energia vinda da rua, eles demandam qualidade para uso em lâmpadas, chuveiros, tomadas, eletrodomésticos, entre muitos outros itens que exigem eletricidade.
5 Telhas
Utilizadas na cobertura das edificações, sejam elas prédios, casas, galpões, entre outras, as telhas são empregadas em praticamente todos os tipos de telhados, tanto expostos quanto embutidos.
Garantir a qualidade desse tipo de item vai muito além da proteção contra a chuva e outras intempéries do tempo: além da cobertura, as telhas também são responsáveis pelo conforto térmico e proteção do ambiente!
Apesar das telhas consideradas tradicionais geralmente serem feitas de barro cozido, fibrocimento, concreto ou cerâmica, atualmente é possível encontrá-las fabricadas a partir de uma série de materiais.
Segundo matéria do site Sienge, entre os mais comuns utilizados atualmente, estão o metal, o polímero plástico, ardósia, madeira, além de concreto e a própria argila.
Você sabia que esses materiais eram essenciais na obra? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em solicitar um orçamento de bloco cerâmico de vedação ou estrutural, entre em contato conosco agora e saiba como podemos ajudá-lo com sua obra!