Um estudo inédito no Brasil, revelou que blocos cerâmicos são a solução mais sustentável para projetos de construção civil. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para pontuar os principais fatores que demonstram como os blocos cerâmicos impactam no meio ambiente.
O comprometimento com os recursos naturais em obras de construção civil é atualmente um fator fundamental para construtoras que visam economia e qualidade em seus empreendimentos, bem como clientes que buscam preservar a natureza, atrelado à melhores condições de construção de seus projetos.
Ficou interessado para saber o que faz do bloco cerâmico tão especial para a preservação do meio ambiente? Continue a leitura e descubra todos os detalhes!
Blocos cerâmicos e o meio ambiente: redução do aquecimento global
É de conhecimento comum que o gás carbônico (CO2) é um dos gases causadores do efeito estufa. Se em muita quantidade na atmosfera, o CO2 absorve parte dos raios solares e acaba os devolvendo em forma de radiação, processo esse que contribui bastante para o aquecimento global.
Dito isso, construções com blocos cerâmicos têm impacto significativamente menor na emissão de gases causadores do efeito estufa, se comparado com blocos de concreto, por exemplo.
Isso acontece porque a construção de blocos cerâmicos é feita com fontes de energia renováveis, como é o caso de biomassas e cavacos de madeira.
Preservação de recursos naturais não renováveis
Num contexto geral, segundo estudo feito pela Anicer sobre o ciclo de vida dos blocos cerâmicos, as paredes deste material, por exemplo, impactam menos no esgotamento de recursos naturais não renováveis, pois consomem 43% menos destes recursos que uma parede de bloco de concreto e por volta de 63% menos do que é consumido por uma parede de concreto armado moldado in loco.
Projetos com blocos cerâmicos utilizam menos água
Exemplo de recurso natural não renovável é a água. Com isso, outro impacto ambiental positivo de usar blocos cerâmicos nos seus empreendimentos é que eles desperdiçam menos água.
Projetos feitos com blocos cerâmicos utilizam bem menos água do que projetos com concreto. Considerando que a água é um elemento indispensável, faz sentido, ou melhor, é fundamental preservá-la e não desperdiçar.
Segundo dados da Anicer, 1 m² de parede feita de blocos cerâmicos necessita de 24% menos água do que 1 m² de parede de blocos de concreto e 7% menos do que a parede de concreto moldado in loco.
Se você respeita o meio ambiente na hora de executar suas obras, como deveria, vale então enfatizar que a economia de água está no topo das preocupações necessárias em construções sustentáveis.
Blocos cerâmicos são recicláveis!
Isso mesmo, além de não prejudicar o meio ambiente, os blocos cerâmicos ainda agregam na natureza, uma vez que são 100% recicláveis.
Dito isto, ao ser necessário quebrar uma parede de bloco cerâmico, os resíduos e destroços poderão ser completamente reciclados e reutilizados.
Esse ponto de impacto positivo ao meio ambiente é tão vantajoso para a natureza, quanto para a saúde financeira do seu negócio, ou seja, a relação de sustentabilidade ideal para os seus empreendimentos.
E então?
Viu só como os blocos cerâmicos ajudam e são preparados para não atrapalhar ou denegrir o meio ambiente?
Neste conteúdo, apresentamos alguns dos principais impactos positivos dos blocos cerâmicos à natureza, desde não intervir de forma excessiva no curso ambiental natural, como ainda poder agregar em questões de sustentabilidade.
Importante esclarecer que ao escolher um fabricante confiável de produtos em cerâmica, seus projetos irão contar com selo de qualidade, ótimo custo-benefício e alto comprometimento com o meio ambiente.
Quer ter todas as vantagens de usar blocos cerâmicos em seus empreendimentos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!