Ter uma obra sustentável pode facilitar alguns processos, visto que a filosofia incentiva a redução de resíduos e incentivo de reaproveitamentos. O que pode acarretar uma redução do custo da construção no total.
Vale destacar que, cada vez mais, o assunto se torna prioridade nas pautas da sociedade e, por isso, estar atento a elas assegura o sucesso do empreendimento. Além de que, muitos materiais usados durante a construção são prejudiciais ao meio ambiente. Logo, investir em uma obra mais sustentável traz mais valor ao negócio.
Então, nesse texto você verá algumas dicas de boas práticas que podem tornar a sua obra mais sustentável.
O que é ser ecológico para uma obra mais sustentável?
Ser sustentável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é “satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Ou seja, vai muito além da reciclagem, como é do senso comum. É preciso se preocupar com a sociedade. Isso significa fazer a junção entre o social e o sustentável.
Dessa forma, a ONU, junto com os países que assinaram o acordo, criaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse é um pacto global que visa transformar o planeta até 2030. Aqui são destacados metas de proteção aos direitos humanos e ao meio ambiente, fazendo jus ao significado de ser sustentável.
Os objetivos de número 9 e 11 dizem respeito a construções e obras sustentáveis. O primeiro se chama “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e possui o intuito de “construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”. Já o segundo tem o nome de “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e visa “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
Sendo assim, para garantir que a sua obra seja sustentável de forma a acompanhar as demandas da sociedade, a seguir, 8 boas práticas para aplicar na sua construção:
1 Pratique a redução de desperdícios de materiais para uma obra mais sustentável
Incentive a cultura da redução em um todo. Converse com os funcionários e os capacite para reduzirem, ao máximo, o desperdício dos materiais, investindo em reutilização e reciclagem.
Além disso, faça uma análise do quanto será necessário utilizar de cada material. Utilize aqui o conceito “Just In Time”. Ou seja, compre somente o essencial, e no momento certo, para evitar resíduos de materiais. Investir em recursos naturais pode ser uma boa alternativa também.
E por fim, tenha um lugar ideal para guardar os materiais e para a entrada e saída deles. Dessa forma, evita o contato com chuva e líquidos tóxicos que podem contaminar o solo.
2 Faça a gestão e economia da água
Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019 o uso da água vem aumentado, todo ano, 1%. O que até 2050, se comparado com 2016, o aumento chegará a 20% e 30% da utilização do recurso.
Sendo assim, para evitar a escassez da água, crie sistemas de gestão para economizar e desacelerar o uso frequente de água potável. Então colete água da chuva para usar na limpeza do canteiro de obras e de materiais, por exemplo.
Além disso, utilize produtos de fornecedores conscientes e que possuem responsabilidade ambiental. Dessa forma, os insumos também serão produzidos no mesmo esquema de redução e economia de água.
3 Invista em conforto térmico e acústico
O isolamento térmico é feito por materiais que possuem a capacidade de resistência ao calor, tornando a temperatura ambiente mais agradável. O Drywall, lajes, telhados e coberturas são soluções que colaboram para um maior conforto térmico.
Já o isolamento acústico diz respeito a medidas que evitam ruídos e barulhos externos, sendo necessário investir em vedações.
4 Tenha responsabilidade social e pense no bem-estar dos profissionais
Essa dica aborda a necessidade de ter responsabilidade social ao integrar a construção com o entorno, sem prejudicar estabelecimentos ou comunidades. Da mesma forma que para manter uma obra sustentável você deve garantir o bem-estar com as melhores condições de trabalho para os profissionais.
E a execução da prática anterior facilita e assegura o desempenho desta, visto que o conforto térmico e o acústico também ajudam a melhorar o ambiente para os profissionais e para os moradores.
5 Cuide do solo da obra
Para ter uma obra mais sustentável proteja o solo. O ambiente já está instável visto que não há elementos naturais nele para equilibrar o recurso, como as árvores e as vegetações, por exemplo. O que torna a contaminação algo fácil de acontecer. E o contágio do solo, pode gerar, segundo a eCycle:
- Redução da fertilidade do solo;
- Aumento da erodibilidade;
- Perda de nutrientes;
- Desequilíbrio ecológico;
- Aumento da salinidade;
- Redução da vegetação;
- Problemas de saúde pública;
- Liberação de gases poluentes;
- Entupimento de encanamentos;
- Contaminação de alimentos;
- Desertificação.
Portanto, evite o contato direto dos resíduos sólidos e produtos químicos. O uso de matérias e produtos sustentáveis também colaboram para a redução da contaminação do solo.
6 Realize descarte e gestão de resíduos de forma consciente
No Brasil 49,9% dos municípios ainda fazem o despejo de resíduos em lixões, segundo a Agência Brasil. Portanto, construa a cultura da reciclagem e da reutilização de resíduos nos canteiros de obra. E não faça o descarte em depósitos irregulares e ilegais, pois o acúmulo de lixo, sem a devida gestão, pode gerar líquidos e gases tóxicos que contaminam o ar e o solo.
7 Utilize energia sustentável
Faça o aproveitamento de recursos naturais para utilizar energias renováveis. Porque, conforme a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, 64% da eletricidade produzida no Brasil tem origem hidráulica. Ou seja, a energia elétrica é o resultado da potência da movimentação das águas nas usinas. Por isso a importância de fazer uma boa gestão da água e economizar energia para não esgotar os recursos naturais.
Então aposte em energia eólica e solar por serem fontes inesgotáveis e limpas. Além disso, a utilização de lampadas LED pode ser uma boa opção também, já que elas utilizam pouca energia elétrica.
8 Busque tecnologias e produtos que não agridem o meio ambiente
Certifique-se de que os produtos e materiais usados são consciente e responsáveis quanto ao meio ambiente. Por exemplo, utilize tecnologias e máquinas com o design reciclável e que foram produzidos com pouca utilização de recursos naturais.
Somados a isso, procure por produtos que não utilize madeiras provenientes do desmatamento, e busque por insumos ecológicos, como os Blocos Cerâmicos da Cerâmica Constrular. Eles possuem uma taxa menor de emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa, utilizam menos água e são recicláveis. Logo, eles podem tornar a obra mais sustentável.
E agora?
Nesse texto você viu a importância de ter práticas mais ecológicas para ter uma obra mais sustentável. Cada ação tem um impacto no meio ambiente e reduzir gradualmente esses efeitos durante a construção pode ser o primeiro passo.
Então, se você quer aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir qual produto pode te ajudar nessa meta, clique aqui para entender mais sobre os Blocos Cerâmicos da Cerâmica Constrular.