A alvenaria de vedação é o sistema correspondente a função de tampar a estrutura do projeto, fazer a divisão dos cômodos e de realizar uma barreira contra as intempéries. Contudo, apesar de ser um sistema simples, há alguns pontos de atenção que precisam ser considerados para garantir o sucesso do projeto.
Então, será abordado nesse conteúdo as características da alvenaria de vedação e os benefícios desse modelo, bem como normas e dicas de como evitar erros durante os processos.
Boa leitura!
O que é o sistema de alvenaria de vedação?
A alvenaria de vedação é um sistema construtivo que tem a função de vedar as paredes. Ou seja, aqui, os blocos cerâmicos são utilizados somente para suportar o peso das paredes (o próprio peso) e de cargas como janelas e portas. Nesse modelo, as vigas e lajes são responsáveis por suportar outros pesos, fazendo o papel da fundação.
Esse método da alvenaria também é utilizado para fazer a separação dos cômodos. No entanto, esse sistema construtivo pode ser divido em dois objetivos: interno e externo. O primeiro diz respeito justamente a segmentação dos ambientes. Já o segundo fará a vedação externa. E, por isso, precisa ter resistência à umidade, aos movimentos térmicos e a infiltração de águas pluviais. Além disso, necessita ter estagnação à pressão do vento.
Aqui os blocos cerâmicos são utilizados junto a argamassa para realizar o assentamento e o revestimento e, assim, estruturar as paredes. De todo modo, as vigas e as lajes possibilitam a criação de vãos, oferecendo maiores possibilidades no projeto arquitetônico.
Por fim, esse modelo visa disponibilizar maior proteção as variações ambientais ao fornecer maior isolamento térmico e acústico.
É necessário destacar que cada elemento utilizado para a construção dessa alvenaria possui sua devida importância. Portanto, é indispensável adquirir produtos qualificados e certificados para garantir maior resistência e ciclo de vida do projeto.
Tendo em vista que esses insumos vão determinar a espessura do sistema, a quantidade de materiais, o custo e o tempo dos processos. Bem como, influenciar em projetos hidráulicos e elétricos.
Aqui vale destacar as etapas desse processo:
- Momento de preparar a superfície para receber a alvenaria;
- Realizar a marcação da alvenaria;
- Fazer a elevação da alvenaria;
- Executar o respaldo.
Os benefícios e a importância desse sistema na sua obra
Esse é um dos sistemas mais comuns para a estruturação da sua obra. Ele trará maior controle e base para revestimentos em geral, oferecendo mais segurança aos usuários e ocupantes.
A alvenaria de vedação externa ainda servirá como barreira e filtro seletivo para controlar as ações e movimentos complexos causado pelo ecossistema da construção e estruturação.
Contudo, mesmo que esse sistema seja aplicado de maneira interna ou externa, os benefícios serão os mesmos. Isso porque, esse é um método que fornece maior durabilidade que qualquer outro material, além de oferecer mais versatilidade e flexibilidade por conta das vigas e lajes.
E ainda possuem uma grande disponibilidade de mão de obra e material com facilidade e baixo custo. Isso porque a execução dessa alvenaria é mais simples e prática. Essa vantagem ainda possibilita um maior custo-benefício com os materiais e insumos.
Algumas das normas relacionadas a esse sistema
Para reforçar, a qualidade é indispensável para garantir bons resultados no projeto. Dessa maneira, as normas aparecem com o intuito de assegurar essa característica para evitar danos e retrabalhos e, consequentemente, promover uma maior inovação e desenvolvimento ao setor.
A NBR 15.575 é uma delas. Essa norma diz respeito às edificações habitacionais e seu desempenho. Ela é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o intuito de preservar o conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, segurança estrutural e vida útil.
Em seguida, há a NBR 8545 que aborda as instruções para a alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos. Essa é uma norma que estabelece os e procedimentos ideias de estruturação da alvenaria para garantir qualidade e segurança.
Já a NBR 7200 refere-se a execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas. Essa também é uma norma que vai apontar os procedimentos ideais para as diversas etapas, sendo elas:
- Preparo e aplicação de diversos tipos de argamassas inorgânicas;
- Preparo da base de revestimento;
- Acondicionamento das argamassas;
- Cuidados de aplicação.
Por fim, a NBR 15270 é divida em duas partes. As duas informam instruções sobre os componentes cerâmicos, como blocos e tijolos de alvenaria. No entanto, a primeira aborda os requisitos desses itens, das dimensões, propriedades físicas e mecânicas dos tijolos e blocos cerâmicos utilizados. Enquanto a segunda fala sobre os métodos de ensaios.
O que fazer para evitar problemas nessa etapa do projeto?
Por ser uma estrutura construtiva em que a responsabilidade do peso fica para vigas e lajes, é preciso estar atento a alguns pontos para assegurar a segurança do projeto.
Logo, se esse modelo não for bem executado pode comprometer toda a edificação e sua estrutura. É preciso seguir o nível, esquadro, prumo e alinhamento para garantir um suporte sólido e resistente. Por exemplo, em caso de falhas no prumo, é recomendável reforçar o reboco. E se o alinhamento estiver errado, será preciso fazer cortes nos pisos e porcelanatos.
Além disso, esse sistema não oferece opções concretas de dimensionamento, o que dificulta a compreensão para o comportamento das paredes. Sendo assim, a argamassa e os blocos de qualidade são indispensáveis para assegurar mais resistência para acolher o movimento sem riscos de fissuras ou quebras.
Apesar de ter uma ampla disponibilidade de mão de obra, há falta de qualificação. Dessa maneira, para evitar erros, como os já citados, é necessário ter uma equipe experiente no canteiro de obras para saber como proceder em casos de falhas e conseguir evitá-las.
É essencial fugir desses erros não só para garantir bons resultados no projeto, mas como para reduzir os custos adicionais e evitar retrabalhos.
Blocos de vedação da Cerâmica Constrular
Somos uma empresa moderna que utiliza as tecnologias de última geração, bem como técnicas de pesquisa e desenvolvimento para entregar os melhores produtos. A melhoria contínua está na nossa política para oferecer qualidade de maneira a respeitar o meio ambiente.
Dessa forma, somos certificados pelo Programa Setorial da Qualidade Cerâmica Vermelha (PSQ). Além disso, nossos blocos de vedação são produzidos de acordo com as normas da ABNT. Portanto, são resistentes ao fogo e possuem o isolamento acústico ideal. E ainda estão em conformidade com a NBR 15.270 1 e 2.
Nossos blocos para vedação são soluções certificadas para a sua obra. Oferecemos em diversas dimensões e em diferentes furos. São eles:
- Bloco com 6 furos de 24 cm;
- Bloco com 8 furos de 29 cm;
- Bloco com 9 furos de 24 cm;
- Bloco com 9 furos de 29 cm;
- Bloco com 12 furos de 29 cm.
Invista em blocos de vedação de qualidade
Como foi demonstrado nesse conteúdo, a alvenaria de vedação é um sistema estrutural que visa dividir os cômodos e proteger quanto às mudanças do ambiente. No entanto, apesar de ser um modelo construtivo simples é preciso ter cuidado com a mão de obra e com os materiais de qualidade.
Portanto, invista em blocos de vedação certificados para garantir melhores resultados na sua obra. Se você quer conhecer um pouco mais, acesse nossa página de produtos.