A alvenaria estrutural é um sistema construtivo idealizado para a formação da estrutura do projeto. É uma técnica onde as paredes têm função estrutural, suportando o peso das cargas. Com isso, é possível otimizar a construção e reduzir os custos da produção.
Então acompanhe essa leitura para saber mais sobre esse método, os seus benefícios e como potencializar, ainda mais, a sua construção.
Tipos de alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural é uma técnica de construção para montar a estrutura do projeto. Aqui as paredes são pensadas e montadas com o intuito de estruturar e dividir os ambientes.
Essa prática que começou a ser bastante utilizada com os projetos governamentais da Minha Casa Minha Vida e com o tempo foi sendo, cada vez mais difundida, por todos os tipos de construção.
A alvenaria estrutural não utiliza pilares e nem vigas. No lugar delas são usados tijolos ou blocos, seja os cerâmicos ou os de concreto. Contudo, os blocos cerâmicos são mais vantajosos por serem mais leves, resistentes e por reduzirem ainda mais os custos.
O sistema estrutural da alvenaria permite mais suporte para base, podendo construir diversos tipos de empreendimentos, dos mais básicos até os mais complexos.
Entretanto, essa técnica possui alguns métodos que são divididos em quatro tipos:
1 Alvenaria estrutural armada
Aqui são utilizados ferros e fios de aço no espaço vazado dos blocos cerâmicos. Após a estruturação, esses buracos são preenchidos com graute para dar mais sustentação.
2 Alvenaria estrutural não armada
Já a não armada significa a não utilização dos métodos da estrutura anterior. Logo, o suporte delas é feito somente com cintas, vergas e contra-vergas nas armações das paredes e nas juntas horizontais somente. Essa ação visa evitar fissuras. A resistência é garantida através da presença dos blocos.
3 Alvenaria estrutural parcialmente armada
Essa é a mistura das técnicas anteriores. Assim, algumas paredes podem utilizar a armadura de fios de aço com graute e outras não.
4 Alvenaria estrutural protendida
Essa é uma tática utilizada quando as cargas laterais são mais elevadas do que as verticais. Ela usa uma armadura de cabos de protensão no elemento de resistência.
Benefícios da alvenaria estrutural na construção
Algumas das vantagens da alvenaria estrutural podem ser vistas na capacidade de fácil execução, na possibilidade de ampliar unidades já prontas e na redução do uso de formas. Além da utilização dos processos racionalizados e da precisão dimensional que possibilita diversas faixas de resistência para diferentes obras.
De acordo este estudo, que cita vários autores referências no tema, alguns benefícios que a alvenaria estrutural traz para a construção são:
- Redução significativa nos revestimentos por conta da utilização dos blocos de qualidade e por ter um controle maior na execução;
- Redução, também, nos desperdícios de material e mão-de-obra, por não haver a possibilidade de rasgos ou aberturas;
- Redução do número de colaboradores necessários na obra, por deixar de ser necessários profissionais como armadores e carpinteiros;
- Possui mais flexibilidade no ritmo de execução da obra;
- Maior facilidade para supervisionar a obra;
- Melhor resistência ao fogo;
- E tem ótimas propriedades de isolamento térmico e acústico.
Invista em blocos cerâmicos
Os blocos cerâmicos são a melhor opção para se ter uma alvenaria estrutural que aprimora e facilita o desemprenho da construção. Eles são produzidos com matérias-primas naturais, como a água, o fogo e a argila. Dessa forma, também são uma solução sustentável, evitando desperdícios e insumos agressores ao meio ambiente. Além disso, possuem a função de vedação e estruturação.
O InMetro classifica os blocos cerâmicos como “blocos de vedação destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios) e são geralmente utilizados com os furos na posição horizontal”.
Por serem usados nos lugares das vigas e pilares, os blocos cerâmicos otimizam a obra gerando uma maior produtividade, além de serem leves e de fácil manuseio.
Somados ao que já foi dito, ainda há mais alguns benefícios quanto ao investimento em alvenaria estrutural com blocos cerâmicos. São eles:
Segurança estrutural
Os blocos cerâmicos são mais resistentes, o que torna a estrutura mais segura. Isso se dá graças a necessidade do produto de seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de ainda precisarem corresponder aos critérios do processo de qualidade do InMetro e outros órgãos especialistas.
Vale ressaltar, também, que o produto será de qualidade se possuírem o selo do Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ). Então, não deixe de procurar e optar por esses para garantir uma maior qualificação do empreendimento.
Somados a isso, os blocos cerâmicos são resistentes ao calor, o que os tornam incombustíveis, evitando fogo. E, também, são ótimos isolantes acústicos e térmicos. Logo, permitem um maior equilíbrio de temperatura do projeto.
Redução de custos do projeto
Por serem a solução que substitui os outros materiais, o bloco de cerâmica torna a alvenaria estrutural uma opção mais econômica. Sendo assim, geralmente precisam de pouca argamassa para fazer a cobertura, o que também reduz os custos.
Eles são, também, mais leves, o que otimiza o tempo, melhora o desempenho da construção e reduz o custo da mão de obra. Desta forma, facilitam a organização do canteiro por gerarem poucos resíduos, tornando a obra mais limpa.
Os blocos cerâmicos são mais duráveis por seguirem os critérios de qualidade citados anteriormente, além de serem mais resistentes à água, o que evita umidade e rachaduras.
Quais são os próximos passos?
Nesse texto você viu como a utilização de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos pode otimizar a sua obra. Em função disso, viu também as categorias de alvenaria e os benefícios para uma construção.
E se você quer saber mais sobre o assunto e as vantagens de adotar esse sistema na sua construção, clique aqui para conhecer os tipos de blocos estruturais da Cerâmica Constrular.