O devido armazenamento e transporte de blocos cerâmicos durante todas as etapas da construção evita desperdícios desses materiais e de tempo durante o projeto. O cuidado é essencial para assegurar o andamento da obra conforme planejado e ter uma maior produtividade.
Dessa forma, nesse conteúdo será abordado a importância do correto manuseio durante o transporte e armazenamento, além de boas práticas para garantir melhores resultados nessas etapas.
A importância de fazer corretamente o armazenamento e transporte de blocos cerâmicos
Ter cuidado com o armazenamento e transporte de blocos cerâmicos é o que vai definir a produtividade da sua obra e vai evitar desperdícios. Tenha em mente o tempo gasto para a compra e recebimento de materiais. Se ocorrer perda por conta de descuido, a saúde financeira do empreendimento será afetada assim como o desempenho da produção.
No entanto, a principal dica é pesquisar por bons fornecedores certificados pelas Normas Técnicas (NBR) fiscalizados pela ABNT. A qualidade do material também é essencial para garantir que não haverá avarias.
Após essa atenção quanto a escolha do fornecedor, é a hora de se preocupar com as próximas etapas. Isso porque o armazenamento e transporte estão presente em todas as fases da obra.
Um estudo sobre o desperdício na construção civil aponta para números preocupantes. A autora define o desperdício de materiais como “entulho em uma obra de Construção Civil como sendo todo o volume de materiais que sai da obra, sem nenhuma perspectiva de utilização futura. Englobam as sobras de concreto, argamassa, ferro, blocos de cerâmica, etc”.
De acordo com a análise, a perda no setor pode chegar a 33%. E a quantidade de desaproveitamento de materiais em três obras, por falta de cuidado, poderia criar mais uma idêntica.
O artigo ainda cita que o custo da construção aumenta em 6%, sendo que no Brasil, esse número chega a 30%. E ainda, a perda de tempo da mão de obra pode chegar a 50% por conta dos desperdícios. Por fim, 30% dos tijolos e elementos de vedação são transformados em entulho.
Essas informações só reforçam a necessidade de estar atento ao cuidado com a armazenagem e o transporte de blocos cerâmicos para aproveita todas as vantagens e economia (em até 30% no custo final da construção) que esse material pode trazer para a sua obra, se comparado com o bloco de concreto.
Boas práticas
Sendo assim, a partir das informações citadas anteriormente e da importância do cuidado com a armazenagem e o transporte apresentado, confira a seguir algumas boas práticas que vão ajudar a evitar o aumento do custo da obra, reduzir o desperdício e consequentemente aumentar a produtividade.
Práticas para armazenagem
A armazenagem diz respeito a estocagem do produto. Quanto aos blocos cerâmicos há alguns cuidados que devem ser tomados para melhor aproveitamento do material.
É preciso evitar o contato com à terra e com água. Isso porque, se o bloco não estiver seco, a água da argamassa será mais difícil de ser absorvida. Dessa forma, é preciso que haja uma cobertura para esses materiais em caso de chuva.
O ideal é que os blocos cerâmicos sejam armazenados em pilhas de no máximo 2 metros. Isso porque evitará queda, ocasionando em maiores desperdícios. Sendo necessário ter um espaçamento entre cada pilha de, no mínimo, um metro. Para a utilização de empilhadeira a recomendação é ter um maior espaço entre eles.
Além disso, o local que servirá de base precisa ser firme e sem nenhum outro material que possa prejudicar a qualidade dos blocos cerâmicos.
Práticas para transporte
Aqui é preciso considerar o transporte do fornecedor ao cliente e depois de adquirido, durante os processos da obra. No primeiro é obrigação do fornecedor oferecer um descarregamento seguro e que preserva as condições e qualidade do material.
Segundo um estudo patrocinado pela SEBRAE sobre o transporte de blocos cerâmicos, após a garantia da entrega do produto, o “treinamento dos colaboradores que farão à manipulação das peças torna-se fundamental. No carregamento e descarregamento manual, por exemplo, os funcionários devem evitar pancadas e organizar as peças no caminhão sem deixar folgas que possam gerar movimentação da carga”.
Já durante a movimentação na construção, é preciso conservar as estruturas dos blocos. Não há a necessidade de colocar mais blocos de cerâmica em carregamento do que suficiente. É preciso evitar contato entre uma pilha e outra para diminuir a probabilidade de queda.
Além disso, o ideal é que as construtoras tenham equipamentos de transporte vertical. Isso porque, diminui o contato e manuseio de funcionários, reduzindo erros e desperdício por quebras ou fissuras.
Caso não seja possível, o recomendado é que a movimentação do material seja realizada por meio de carrinhos ou ferramentas adequadas e próprias para o transporte, aguentando o peso e assegurando a estabilidade do deslocamento.
Aposte na paletização
No entanto, há outra maneira de armazenar os blocos. A paletização é uma técnica que influencia diretamente na armazenagem e no transporte dos blocos. Isso porque a forma como é estruturado o material nessa técnica, já facilita as duas etapas.
Então, esse método consiste em colocar os blocos de maneira organizada em paletes de madeira. O material ainda precisa ser envolvido por um filme plástico ou por fitas de amarração para garantir mais firmeza.
Dessa forma, o transporte e a armazenagem serão feitos como maior segurança, estabilidade e otimização. A carga e a descarga também são simplificadas.
E ainda, há algumas vantagens oferecidas por esse procedimento. São elas:
- Fácil identificação e organização dos blocos cerâmicos;
- Redução de custos com relação à mão de obra;
- Redução na perda de tempo dos processos de carga e descarga;
- Maior agilidade;
- Redução de avarias;
- Melhora na gestão de estoque;
- Maior controle de inventário;
- Redução de retrabalhos;
- Otimização dos espaços;
- Facilidade de movimentação e transporte;
- Maior segurança e integridade do material.
Esses benefícios só demonstram a importância de estar atento com as novas técnicas do mercado que ajudam no aperfeiçoamento e no desempenho da sua obra, aumentando, ainda mais, a produtividade.
Próximo passo
Esse conteúdo apontou a necessidade de assegurar o correto manuseio durante os processos de armazenagem e transporte de blocos cerâmicos para garantir bons resultados e evitar perdas. Além de ter apresentados boas práticas para essas etapas.
E se você saber um pouco mais sobre como você pode evitar desperdícios no canteiro de obras, clique aqui para acessar nosso conteúdo de blog.