Antes de começar a construção, é normal que a principal dúvida quanto ao material seja a escolha entre o bloco de cerâmica ou concreto.
Afinal, cada um possui suas propriedades e especificações que valorizam diferentes tipos de construção. O importante é analisar suas características para entender qual dos modelos é a melhor opção para a sua obra.
Portanto, para que você tenha maior conhecimento sobre blocos de concreto e cerâmica, vamos te apresentar, ao longo do texto, um pouco sobre cada um, bem como, suas vantagens. Assim, você conseguirá decidir com maior assertividade qual o modelo escolher.
Confira a seguir!
Bloco de cerâmica ou concreto: qual escolher?
A dúvida entre bloco de cerâmica ou concreto pode afetar significativamente os resultados da sua construção. Isso porque eles possuem suas especificações e suas características que reforçam o objetivo de cada obra.
Ou seja, se você deseja maior produtividade, o bloco de cerâmica é o ideal, já que ele é mais leve do que o de concreto, facilitando a execução da obra. Em contrapartida, o principal diferencial do segundo é a resistência. Por ser mais pesado, o concreto acaba tendo maior firmeza.
No entanto, esse é um diferencial que pode ser facilmente substituído por blocos cerâmicos que possuem o selo PSQ (O Programas Setoriais da Qualidade). Essa é uma certificação que visa atestar a qualidade e eficiência da cadeia produtiva de diversas áreas de atuação do mercado.
Portanto, até mesmo algumas vantagens de um modelo específico podem ser supridas pelo outro se você souber como analisar e escolher o bloco ideal para a sua construção.
A seguir, listamos algumas características que diferenciam os dois modelos de blocos.
Bloco de cerâmica
O bloco de cerâmica é mais leve do que o de concreto e, por isso, ele colabora para uma maior produtividade na execução da obra. Isso porque ele pesa aproximadamente a metade dos equivalentes em concreto, o que facilita o transporte, manuseio e sua utilização.
Devido ao seu material, ele é capaz de oferecer maior conforto acústico e térmico. Isso por conta de um coeficiente de condutibilidade térmica que é três vezes menor que o bloco de concreto, proporcionando maior conforto.
Esse, inclusive, é um atributo muito importante para garantir a saúde e o bem-estar do cliente final e da comunidade no entorno. Segundo a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), entre os níveis de poluição, a sonora está em segundo lugar como a maior causadora de doenças! Ele está à frente da poluição da água e apenas atrás do ar.
O impacto negativo à saúde se dá ao ruído em excesso que pode causar perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade, perda de desempenho cognitivo e outras doenças. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, apontados pela Pro Acústica.
Além da capacidade de garantir conforto ao cliente final, é interessante frisar que, financeiramente, o cerâmico é mais barato do que o concreto. Logo, o bloco deste material é normalmente o preferido na construção de casas, podendo ser utilizado na alvenaria estrutural e de vedação.
Somados a isso, o bloco de concreto absorve menos água e propicia maior produtividade. A Anicer aponta que os blocos cerâmicos usam 24% menos de água em um metro quadrado de parede. E até 7% menos de uma parede de concreto que foi moldada in loco. Isso se dá porque o de cerâmica só precisa deste recurso para a utilização de argamassa.
Principais vantagens deste modelo
Em resumo, podemos afirmar que as principais vantagens deste tipo de bloco são:
- Rapidez;
- Economia (até 30% de economia no custo final da construção);
- Menos tempo de assentamento;
- Dispensa etapa de recorte das paredes;
- Instalações elétricas e hidráulicas são feitas durante a execução da alvenaria;
- Absorve menos água;
- Juntas de dilatação podem ser maiores, já que os blocos movimentam-se menos;
- Proporciona maior conforto e garante ambiente seco;
- Propicia maior flexibilidade de layout;
- Isola melhor a umidade;
- É mais indicado para vedação.
Bloco de concreto
O bloco de concreto possui boa resistência, evitando desperdício causado pelas quebras do material e suportando melhor o peso da construção, sem necessidade de vigas e pilares de sustentação.
Esse modelo de bloco necessita de uma menor quantidade de argamassa de assentamento e, por isso, pode ser usado junto a camadas mais finas de reboco.
Em paredes estruturais, este modelo pode ser usado em edifícios com até 25 andares. Em compensação, em paredes de vedação, o bloco de concreto pode ser utilizado em edifícios de qualquer altura.
Entretanto, há alguns pontos que pesam negativamente, se comparados com o bloco de cerâmica. Isto é, cabe destacar que o bloco de concreto oferece menor conforto térmico e menor capacidade de absorção da umidade. Uma boa solução para esse último ponto é, inclusive, pintar as paredes externas com tinta acrílica.
Logo, as principais vantagens deste modelo são:
- Economia no revestimento;
- Possibilidade de ser usado na construção de galpões, muros e edifícios;
- Resistência mecânica;
- É mais regular geometricamente.
Os impactos ambientais dos modelos
Se você ainda está com dúvidas entre o bloco de cerâmica ou concreto, podemos te apresentar alguns dados sobre os impactos ambientais de cada modelo.
Os blocos de cerâmica são modelos mais sustentáveis que o de concreto, além de serem mais eficientes e seguros para qualquer tipo de empreendimento. Esse modelo promove o uso consciente dos recursos naturais e ainda gera maior bem-estar.
Ainda segundo a Anicer, somente as paredes de blocos cerâmicos são capazes de gerar menos impactos nas mudanças climáticas. Isso porque 1m² de parede deste modelo é, aproximadamente, 50% do m² em bloco de concreto e 34% de 1m² de parede de concreto moldado in loco.
Para acrescentar, a cerâmica é um material 100% reciclável! Logo, os resíduos podem ser reutilizados para a criação de novas peças. Isso contribui não só para o meio ambiente como para a saúde financeira do negócio.
E ainda, os blocos cerâmicos utilizam, em sua fabricação, fontes de energias renováveis, como os cavacos de madeira e biomassas descartadas. Então, ajudam a limpar o meio ambiente e a reduzir as emissões de metano (gás 21 vezes mais prejudicial que o CO2).
Por fim, as paredes de blocos cerâmicos consomem 43% menos dos recursos naturais do que as de concreto, e cerca de 63% menos do que é consumido na parede de concreto armado moldada in loco.
Afinal, qual a melhor opção: bloco de cerâmica ou concreto?
Se você não for construir projetos de grande altura, recomendamos que opte pelo bloco cerâmico!
O motivo disso está na leveza, sustentabilidade e economia deste modelo. Mesmo que seu uso seja mais comum na construção de casas, ele também é uma opção para a estrutura de grandes empreendimentos.
Existem outros pontos de desempenho e especificações que devem ser analisados com cuidado para identificar qual a melhor opção para seu projeto. Dentre deles podemos pontuar questões como região, qualidade da mão de obra, tipologia da edificação, além dos preços do material e da mão de obra.
Nossa dica é que você converse com uma empresa especializada na fabricação desses produtos e tire suas dúvidas. Aqui na Constrular fabricamos blocos de cerâmica que possuem um bom uso e aceitação em diversos tipos de obras. Entre em contato conosco para entender mais sobre as vantagens deste modelo!