Você sabe como escolher o melhor modelo de bloco para a sua obra? Na hora de construir ou reformar, nos deparamos com uma diversidade de materiais a serem utilizados e se você não possuir um bom conhecimento sobre eles, pode comprometer a sua obra.
Os blocos estão entre os principais materiais utilizados em uma construção. Desta maneira, é necessário conhecê-los bem para aplicá-los assertivamente conforme a obra que está sendo executada.
Existem vários modelos de bloco. Hoje, vamos abordar sobre o que levar em consideração para escolher o modelo certo, para o que são indicados, como identificar o modelo ideal e algumas dicas práticas para ajudar na sua escolha.
Continue a leitura.
Quais modelos de bloco existem?
Na construção civil existem diversos modelos de bloco, mas, neste artigo iremos falar especificamente dos de cerâmica.
Existem 2 tipos de blocos de cerâmica: os blocos estruturais e os de vedação. Os blocos estruturais são divididos, principalmente, em:
- Alvenaria estrutural;
- Bloco fracionado;
- Canaletas.
Já os blocos de vedação podem variar quanto ao número de furos:
- 06 furos;
- 08 furos;
- 09 furos;
- 12 furos.
Para o que cada modelo de bloco é indicado?
O bloco de vedação, utilizado na alvenaria de vedação, é usado na estruturação convencional com ferro, aço, laje, pilares e vigas, podendo ser de concreto ou cerâmica.
Ele costuma ser utilizado para fazer o fechamento de paredes e tem seus furos feitos na horizontal, facilitando a passagem de tubulações e fios.
Uma das principais características deste tipo de bloco é não necessitar de muita resistência, pois possui armações, vigas e pilares que dão suporte à sustentação da estrutura. Trata-se de um bloco que sustenta apenas o seu próprio peso, e portanto, precisa de auxílio para aguentar o peso do telhado, portas e janelas, por exemplo.
Não existe a possibilidade da alvenaria de vedação substituir a função estrutural, devido ao seu formato e especificações técnicas.
Agora, a principal característica do bloco utilizado na alvenaria estrutural é que em sua execução não é necessário usar vigas e pilares. O bloco estrutural atua substituindo esses elementos, e adquire a função estrutural da obra, ou seja, sendo a sustentação.
Um detalhe a ser destacado nos blocos estruturais é que seus furos são feitos na vertical.
Nós já fizemos um comparativo entre as diferenças desses dois modelos de bloco em nosso blog, você pode conferir clicando aqui!
Além disso, também existe a alvenaria racionalizada que utiliza bloco estrutural. A alvenaria racionalizada com blocos cerâmicos é um sistema composto de blocos modulados, que contribuem para uma obra otimizada, eliminando perdas de material e tempo, proporcionando uma execução mais rápida e limpa.
O que considerar para escolher melhor tipo de bloco para a sua obra?
Se tratando de estrutura, os pontos mais importantes a serem considerados na escolha de um bloco devem ser resistência, durabilidade, máximo desempenho, economia e conveniência.
Seu alinhamento deve estar bem justo, conforme as normas indicam, e também devem ser observados outros fatores como: o tipo de uso (vedação, estrutural ou aparente), isolamentos térmico e acústico, carga estrutural e absorção de água.
Mas, destacamos que diversos outros fatores podem interferir no acabamento final das paredes, por exemplo: a regularidade da geometria estrutural, as argamassas utilizadas no assentamento dos blocos e até a mão de obra que irá executar os serviços.
Outro ponto de atenção é adquirir blocos cerâmicos que respeitam as especificações técnicas, em relação à dimensão e resistência do produto. A NBR 15270-1: 2005, especifica qual a resistência mínima à compressão para blocos cerâmicos de vedação.
Por fim, a escolha do modelo de bloco ideal depende das necessidades da obra que está sendo realizada.
Dicas práticas para escolher o modelo de bloco ideal
Confira algumas dicas práticas para escolher o bloco ideal para a sua obra:
- Observe as dimensões do modelo, as irregularidades e o peso de cada bloco;
- Um bloco bem regulado geometricamente consegue garantir um assentamento mais uniforme e maior economia de argamassa;
- Opte por blocos entregues em palets, pois isso facilita o transporte até a obra, otimiza processos e evita desperdícios;
- Analise se possui teste de porosidade, ou seja, a capacidade de absorção da água e aderência;
- Verifique se o bloco possui as dimensões exatas conforme as normas;
- Avalie o desempenho termoacústico;
- Os blocos devem ter a mesma coloração, sem variações;
- Desconfie de produtos muito abaixo da média de preço do mercado. Para um bom resultado, a qualidade do material deve ser sua primeira prioridade.
E então?
Apresentamos neste conteúdo quais são os principais tipos de blocos cerâmicos e qual a indicação para cada modelo.
Esperamos que com as dicas que trouxemos no artigo, você esteja mais preparado para escolher o melhor bloco cerâmico para a sua obra, conforme os benefícios e especificações de cada um.
Agora, se você já sabe qual o melhor bloco para a sua obra, entre em contato conosco e faça seu orçamento.
Ou então, baixe nosso catalogo para conferir nossos produtos.