Existem alguns tipos de blocos cerâmicos no mercado. Cada um deles conta com seus próprios objetivos, funcionalidades e características. Contudo, todos são capazes de promover grandes melhorias aos resultados da sua obra.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conhecer os principais modelos de blocos cerâmicos.
Mas afinal, quais são os tipos de blocos cerâmicos?
Compreender as características dos tipos de blocos cerâmicos é essencial para proporcionar a melhor aplicação na sua obra. Isso porque cada um deles possui especificações que colaboram para os objetivos do projeto.
Reforçamos aqui que os blocos cerâmicos possuem vantagens em relação aos de concreto. A primeira delas está relacionada à sua produtividade. Por ser mais leve, a execução da obra se torna mais ágil e eficiente.
Da mesma forma que, segundo a Anicer, os blocos cerâmicos usam 24% menos água em um metro quadrado de parede, se comparado com o de concreto. E ainda 7% a menos se a parede de concreto for moldada in loco.
O grande motivo por trás disso é que este tipo de material precisa do recurso apenas para a utilização da argamassa.
Somados a isso, as paredes de blocos cerâmicos são capazes de gerar menos impacto nas mudanças climáticas. Tendo em vista que um 1m² de parede do modelo é 50% do m² de bloco de concreto e 34% de 1m² de parede de concreto moldado in loco.
E em sua fabricação, são utilizadas fontes de energias renováveis, como os cavacos de madeira e biomassas descartadas, sendo 100% recicláveis. Portanto, eles reduzem as emissões de gases poluentes.
A argila, material também utilizado para fabricação, garante maior conforto térmico e acústico devido ao seu coeficiente de condutividade térmica. Esse indicador é 3 vezes menor que o de concreto, resultando em um maior bem-estar.
Logo, eles são os modelos mais sustentáveis, eficientes, seguros e econômicos independente do tipo de empreendimento. Até porque eles geram conforto e gestão consciente dos recursos naturais.
Diante dos impactos positivos deles, a seguir listamos os principais tipos de blocos cerâmicos. Assim você entenderá suas funcionalidades para poder já começar a investir nessas soluções. Confira!
Blocos Estruturais
Os blocos estruturais, como indica seu nome, são direcionados a alvenaria estrutural. Ou seja, é um sistema construtivo que não utiliza vigas e pilares. Desse modo, o bloco atua no lugar desses objetos para realizar o papel da sustentação.
Eles são capazes de suportar mais do que o seu próprio peso. Por isso são ideais para estruturar o empreendimento, já que são caracterizados por sua alta resistência.
Os seus furos são na vertical para facilitar a passagem da instalação elétrica, hidráulica e o grauteamento. Isto é, esses procedimentos são realizados ao mesmo tempo em que ocorre o assentamento dos blocos, otimizando tempo e recursos de mão de obra.
Além disso, esses buracos promovem maior isolamento térmico e acústico devido à facilidade da passagem de ar, juntamente com a argila.
Para acrescentar, os blocos estruturais são modulados. Sua variedade de padrões e de tamanhos, garante que obtenha o formato necessário para a construção de uma parede.
Além disso, a estrutura dos buracos desse bloco ajuda a economizar na madeira que será utilizada para fazer viga e coluna. E ainda, reduz o consumo de aço e concreto, além de diminuir os gastos com revestimentos.
Devido à sua técnica simplificada, há uma maior facilidade de treinamento de mão de obra e menor diversidade na fase de estrutura, gerando maior agilidade na construção. O que, consequentemente, elimina interferências, gerando grande potencial de redução de custos.
Sua facilidade de controle também promove organização no canteiro de obra e melhora a integração com outros subsistemas. A eliminação de desperdícios de material também garante maior limpeza e sustentabilidade ao seu projeto.
Por fim, para esse bloco e todos os que serão apresentados a seguir, destacamos a importância do selo PSQ. Os fornecedores que possuem esta certificação garantem qualidade graças a eficiência de suas fabricações.
Blocos de Vedação
Já os blocos de vedação são utilizados na estruturação convencional. Ou seja, é usado em conjunto com o ferro, aço, laje, pilares e vigas.
Portanto, esse modelo de bloco cerâmico é aplicado na alvenaria de vedação para realizar o fechamento de pares. Seus furos na horizontal facilitam a passagem de tubulações e fios.
Sua resistência é mais baixa, se comparada com o bloco estrutural. Isso porque, esse modelo é capaz apenas de sustentar seu próprio peso. Logo, necessita de ajuda para aguentar outros elementos, como telhados, janelas e portas.
Contudo, essa não é uma característica exigida neste sistema construtivo, já que ele conta com as armações, vigas e pilares para oferecer a sustentação necessária à estrutura da obra.
Por isso, os blocos de vedação servem para fechar ou dividir uma estrutura, não exigindo restrições de medidas no projeto.
Sua versatilidade de tamanho e flexibilidade faz com que haja grande disponibilidade de material e mão de obra especializada para o manuseio deste modelo. Sendo assim, há também um baixo custo na execução da alvenaria.
Canaletas
Por fim, as canaletas foram desenvolvidas com o intuito de facilitar ainda mais a execução de obras, visto que elas substituem o uso da madeira. Dessa forma, são responsáveis por uma maior economia e padrão de acabamento das suas obras.
Então, sua função é promover resistência, solidez e beleza às estruturas. Isso só é possível devido ao seu formato de fôrma de uso fixo que estabiliza as armações e o concreto nas construções de vigas.
Elas possuem diferentes modelos e formatos, sendo comercializadas prontas e em diferentes dimensões. O objetivo é fazer com que melhor se adaptem às necessidades de cada projeto. Portanto, podem ser utilizadas em diferentes sistemas construtivos.
De todo modo, seus principais formatos são o de J ou U, eliminando desperdícios de materiais. Eles concretam as vergas e vigas e ainda podem contornar lajes. Isto é, eles modulam as estruturas e ainda promovem maior resistência mecânica para suportar os impactos.
Esse é um molde que possibilita uma instalação mais rápida, proporcionando maior agilidade à obra. E por ser utilizada no lugar das madeiras, elas são capazes de gerar ainda mais economia.
E então?
Concluímos que, cada um dos tipos de blocos cerâmicos possuem suas funcionalidades, colaborando para o sistema construtivo ideal da sua obra. Entretanto, as canaletas podem ser usadas em todos eles para aprimorar o acabamento.
Agora que já compreende melhor os modelos de blocos, o próximo passo é conhecer as dicas para identificar blocos cerâmicos de qualidade. Então clique aqui para acessar o nosso blog e encontrar 6 delas.