Em busca de formas atrativas e eficientes para lidar com o gerenciamento de projetos na construção civil, muitas construtoras têm esbarrado com a curva s, uma ferramenta muito útil. Ela ajuda a expor visualmente por meio de um gráfico as informações contidas para o acompanhamento dos projetos.
Algo interessante em relação a isso é que ela reúne claramente o que foi planejado e compara com o que foi realizado, tornando a análise bastante rica. Suponhamos que você queira verificar todos os meses a porcentagem de obra do todo que será realizada. Com a curva s, isso passa a ser muito mais simples.
O nome existe devido à ilustração gerada ao se criar um gráfico com a soma de parcelas de um total, seja ele qual for, como homem-hora, avanço físico, financeiro ou alocação de recursos.
Se a sua construtora ainda não tem um meio para acompanhar o andamento dos projetos, esse pode ser um bom momento para mudar isso. Quer saber como? Então continue a leitura deste conteúdo e veja como se beneficiar dessa ferramenta!
Saiba quais são as vantagens de usar a curva s no gerenciamento de projetos
Como não são poucos os desafios do setor da construção civil, é importante ir atrás de maneiras para gerenciar melhor os projetos e com isso obter lucros em diferentes sentidos, não apenas em termos monetários, mas também de tempo.
O nome da curva s está ligado à regularidade das despesas financeiras, isto é, os custos, e sua realização física, no caso, o trabalho que é executado. Ao observar, logo irá perceber que os projetos costumam ter uma distribuição de recursos ou nível de atividades menor no início e aumentam ao longo das etapas, conforme a ação prática vai se expandindo. Esta é a fase em que há redução de riscos do projeto, consolidação do objetivo e maior aplicação dos recursos.
Com essa ferramenta, as construtoras têm acesso a diversas vantagens, como um maior controle sobre o andamento da obra, já que ela possibilita verificar o que foi realizado, analisar o que ainda está em execução e mostrar como todas as informações impactam no cronograma da obra.
Esse ponto torna a curva s altamente relevante para o ramo da construção civil, cooperando para o sucesso dos projetos. Tal fator contribui ainda para a realização dos clientes, que se beneficiam de entregas em prazos previstos ou até mesmo menores.
Através dessa utilidade, você pode cruzar informações relativas ao que já foi concluído na obra e quanto foi gasto, o que permite uma gestão mais atenta e equilibrada, com uma maior previsibilidade na operação.
Além disso, é uma excelente maneira de rever etapas ou realizar atualizações corretivas em situações de atrasos, problemas ou gastos altos. Outra vantagem se dá acerca da redução de falhas no projeto, afinal, sem um acompanhamento desde a fase inicial, bem maiores são as chances de ocorrerem erros que estavam fora do plano. Por isso, a curva s é uma opção interessante, muito utilizada por gerentes de projetos.
Dicas de boas práticas para a aplicação da curva s
Para uma melhor aplicação da curva s, vale ter em mente algumas dicas de boas práticas. Quer ver?
- Primeiramente, é fundamental que se estabeleça e se preserve a linha de base na construção do seu gráfico, seja a intenção do projeto semanal, quinzenal, mensal, entre outros.
- Entenda o funcionamento da curva s, composta por colunas referentes às datas de controle, a porcentagem do planejado no período, o planejado acumulado da mesma linha de base, a porcentagem executada no período e a executada acumulada.
- Mantenha uma rotina que permita o gerenciamento da curva s, pois pouco adianta você gerar informações úteis para o seu negócio e não se dispor a manejar de forma inteligente e consistente essas informações. Isso deve ser feito durante toda a execução do projeto.
- Outra dica é analisar a linha de base, já que é comum os projetos sofrerem alterações, por exemplo, no campo custo e prazo. Com isso, há uma alteração no comportamento da curva que precisa ser avaliada no intuito de saber se há a necessidade de acrescentar uma outra linha no lugar.
- Se preferir, faça uso de uma espécie de linha de projeção para uma eficaz gestão dos seus projetos. Ela irá viabilizar uma nova maneira de acompanhar o comportamento do plano, podendo ser vista como uma meta ou fonte de equilíbrio em casos de atrasos.
- Avalie a curva s de acordo com o deslocamento horizontal e o deslocamento vertical, sendo que o primeiro serve para ver se o projeto está atrasado ou dentro do prazo previsto. Já com a segunda opção, vertical, é possível verificar avanços físicos e/ou financeiros, observando assim se eles estão segundo planejamento.
E então?
Como vimos neste conteúdo, a curva s é uma ferramenta interessante para as construtoras gerirem os seus projetos com mais qualidade e eficiência. Deste modo, ela é capaz de beneficiar tanto quem cria quanto quem recebe a entrega da obra, isto é, os clientes.
Se você ainda não conhecia ou ainda não utilizava, chegou a hora de pensar em mudar esse cenário, podendo otimizar e rentabilizar melhor o seu negócio. Tudo feito através da geração e análise de dados componentes dos projetos que agilizam a gestão do cronograma.
Para continuar aprendendo, acesse o nosso artigo sobre planejamento de obras e confira 7 pontos que não podem faltar!