A gestão da qualidade na construção civil visa assegurar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua. Promover essa segurança colabora com a saúde financeira da construtora e com o desenvolvimento de um diferencial competitivo.
Pensando nisso, reunimos neste texto as principais informações sobre a prática e algumas dicas de como aplicá-la.
Boa leitura!
Afinal, qual é o papel da gestão de qualidade na construção civil?
A gestão da qualidade na construção civil segue a premissa de garantir a satisfação das necessidades do cliente e o atendimento às normas do setor. No entanto, neste segmento, essa prática se torna ainda mais importante, já que os empreendimentos têm influência direta na qualidade de vida e no bem-estar dos envolvidos.
Logo, o intuito é gerenciar as atividades com o foco na entrega de qualidade e na superação de expectativas. E ainda de acordo com um artigo sobre o assunto, esse conceito sofreu alterações, se adaptando com a evolução dos negócios.
Por isso, juntamente com normas, como a ISO 9001, a prática é usada como uma ferramenta estratégica para aumentar o lucro e a competitividade.
Dessa forma, a cultura da construtora precisa ser alterada para promover valores agregados por meio dos comportamentos, atitudes, atividades e processos. Sempre visando a satisfação das necessidades organizacionais, dos clientes e de todas as partes envolvidas no empreendimento.
É importante destacar que o PIB da construção civil encerrou o ano de 2021 com uma crescente de 9,7%, o maior em 11 anos, segundo a CBIC.
Esse é um cenário resultante do aumento das atividades do setor pós-pandemia. Portanto, a importância dessa prática está na possibilidade de se adaptar ao mercado competitivo. Afinal, com a gestão de qualidade será possível fidelizar os clientes por meio da entrega de boas experiências.
A gestão da qualidade não só assegura o alcance das expectativas dos envolvidos, como também promove a realização de atividades de maneira mais coordenada, organizada e estruturada. Isso permite que as operações sejam mais eficientes, reduzindo as chances de falhas e retrabalhos.
Todas essas vantagens garantem um maior destaque mercadológico. O que beneficia a saúde do negócio ao assegurar a entrega de serviços de qualidade e excelência.
Gestão da qualidade na construção civil: vantagens e benefícios
Além dos benefícios já citados, há como abordar mais alguns que reforçam a importância dessa gestão nos empreendimentos. Como, por exemplo, a utilização da qualidade como um norte nas atividades, permite a aplicação de práticas sustentáveis.
Isso porque, há alguns materiais que geram menos impactos ao meio ambiente, ao mesmo tempo que asseguram maior conforto térmico e acústico, como é o caso dos blocos cerâmicos da Cerâmica Constrular, por exemplo.
Dessa forma, não só a saúde financeira do projeto é garantida como também a satisfação do cliente com o resultado fornecido.
Além disso, o resto dos recursos e insumos serão melhor aproveitados, reduzindo o desperdício e os custos. Tudo isso devido à assertividade das atividades e da produtividade.
No geral, a saúde financeira e a segurança do empreendimento são beneficiadas com essa prática. Os fluxos são mais lineares, os processos são melhor monitorados, os erros são reduzidos e a experiência do colaborador e do cliente é garantida.
Em resumo, esses benefícios só serão possíveis graças à gestão preventiva e que busca gerar maior qualidade em todas as etapas do projeto. Portanto, tudo que é repetitivo, desnecessário, e atrapalha, gera gargalos ou diminui a produtividade é eliminado.
Como controlar os processos de maneira eficiente?
Pensando na importância dessa gestão, a seguir listamos algumas boas práticas que colaboram com a qualidade na construção civil. Confira!
Elabore o projeto com foco na qualidade
Para que todo o projeto siga padrões de qualidade é preciso que, já na fase da sua elaboração, seja considerada essa prática. Isto é, todas as etapas e características do empreendimento devem ser pensados com o intuito de fornecer segurança e conforto aos clientes.
Esse é o momento de idealizar os melhores materiais e pensar nos sistemas construtivos que mais fazem sentido com a busca pela qualidade. As principais indicações dos processos estarão no projeto. Por isso a necessidade de construí-lo já pensando na gestão de qualidade na construção civil.
É preciso reforçar que um projeto bem estruturado e organizado também evita erros, analisa cenários e colabora para o monitoramento do empreendimento. Afinal, tudo que foi planejado precisa ser efetuado.
Esteja atento aos pilares da gestão da qualidade
Em seguida, se faz necessário se atentar aos 3 principais fatores que influenciam a gestão de qualidade na construção civil. São eles: fornecedores, materiais e serviços próprios ou terceirizados. Eles são os responsáveis pela eficiência do empreendimento.
Portanto, realize parceria apenas com fornecedores de boa reputação e que estejam comprometidos com uma entrega de qualidade. Eles precisam ser responsáveis, confiáveis e terem compromisso com prazos de entrega para oferecerem maior segurança.
Posteriormente, deve-se considerar os materiais utilizados na sua obra. Como já abordamos brevemente, há recursos que colaboram para a excelência e conforto social e ambiental. Então, escolha fornecedores que entreguem materiais qualificados e certificados pelas principais normas do setor. E ainda, promova uma maior organização no canteiro de obras para evitar avarias nos mesmos.
Por fim, é necessário assegurar a qualidade dos serviços prestados. Os terceirizados ou os próprios colaboradores precisam ser competentes e especializados no assunto. Assim, não só será garantido a produtividade, como a segurança e o melhor aproveitamento dos recursos.
Aplique o princípio PDCA
O PDCA é uma sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act/Adjust. Elas são palavras que significam Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação/Ajuste. Essa é uma prática que institui o melhor caminho a ser seguido para gerar melhora na qualidade na construção civil.
Assim como diz o nome, o Planejamento é a etapa para estabelecer cronogramas, custos e processo. Enquanto o Desenvolvimento é o primeiro passo para dar início às atividades determinadas. Já a Verificação é a fase que compara o que está sendo feito com o que foi planejado, avaliando riscos e pensando em novos caminhos. Por último, a Ação/Ajuste conta com a atualização do processo com a realidade e com o que foi idealizado.
Siga os pré-requisitos da ISO 9001
Como já citado neste texto, a ISO 9001 é a norma referência quanto à gestão de qualidade. Portanto, é nela que constam os principais requisitos para assegurar a qualidade nas obras.
O intuito é garantir a satisfação do cliente ao gerar padronização dos processos e melhoria contínua. A grande dificuldade está no acompanhamento e monitoramento preciso e preventivo dos processos.
Para os clientes, demonstrar que possui o selo SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) referente a norma, é o mesmo que certificá-los de que há segurança constante na entrega dos seus serviços. O que colabora para a criação de um diferencial mercadológico.
Por isso, seguir os pré-requisitos da ISO 9001 é fundamental não só para a saúde financeira da sua construtora como, também, para garantir a satisfação do cliente.
Use a tecnologia a seu favor
Para encerrar, recomendamos o uso de tecnologia em todas as etapas no processo, mas principalmente durante as atividades de gestão da qualidade. Isso porque, elas colaboram para o monitoramento de indicadores em tempo real, geralmente disponibilizados por máquinas modernas e sistemas integrados.
Além disso, esses dados devem ser compartilhados com todas as equipes para distribuir conhecimento e gerar insights para a melhoria das etapas. A tomada de decisão será mais assertiva e o seu serviço terá maior valor agregado perante ao cliente.
Próximo passo
Durante a busca pela gestão de qualidade na construção civil, o importante é contar com parceiros igualmente dedicados a esta missão. Dessa forma, será mais simples aplicar as boas práticas devido à segurança de uma entrega eficiente e comprometida com os prazos.
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