Sabia que a gestão de resíduos no canteiro de obras deve ser feita de forma adequada, para não gerar problemas para o projeto?
Essa prática sustentável, que vem se mostrando cada vez mais importante no cenário da construção civil, garante vários benefícios para quem a coloca em prática, incluindo maximizar resultados e diminuir gastos.
Por isso, elaboramos um conteúdo especial para falar sobre esse assunto, abordar sua importância e dar algumas dicas de ações que podem ser realizadas dentro do canteiro de obras para que exista a destinação correta dos resíduos.
Se interessou e quer saber mais? Continue a leitura para conferir todas as informações que separamos para este material.
Por que é importante fazer a gestão de resíduos no canteiro de obras?
A começar pelo fato de que nem todo entulho que sobra na construção é lixo. Por isso, o planejamento e implementação da gestão de resíduos, deve ser uma das primeiras tarefas no início de um projeto de construção civil.
Pense que, muitas vezes, são descartados materiais que poderiam ser reutilizados na obra, o que por si só já acarretaria uma certa economia no projeto.
Mas, além da possibilidade de recuperação de investimento com a reutilização ou até mesmo a venda de resíduos recicláveis, encontram-se alguns motivos ainda muito relevantes, em um contexto geral.
Dados revelados pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), mostram que 60% dos lixos tóxicos das cidades têm origem na construção civil e que cerca de 70% desse total poderia ser reciclado.
Dito isso, vê-se uma importante necessidade de as construtoras desenvolverem, cada vez mais, processos sustentáveis e comprometidos com o meio ambiente. Isso de modo a conseguir entregar resultados de qualidade e se manter competitiva no mercado, frente a um público consumidor cada vez mais exigente e consciente.
Dicas de ações para realizar o descarte correto dos resíduos da construção
Conscientizar todos os colaboradores
Todos os profissionais envolvidos nos projetos devem entender, estar de acordo e contribuir para que a gestão de resíduos no canteiro de obras seja feita da melhor forma possível.
Apresente a todos a importância desse procedimento e quais resultados são possíveis com ele. Foque em mostrar a relevância da reciclagem de resíduos para o trabalho de cada um, partindo desde melhor organização e facilidade de trabalhar no canteiro, até a redução de desperdícios, otimização dos custos da obra e, claro, impacto no meio ambiente.
Mas não pense que uma simples conversa ou palestra vai ser o suficiente para que todos passem a contribuir para a gestão de resíduos no canteiro de obras.
É preciso desenvolver a comunicação interna no canteiro de obras para que os conceitos sejam reforçados diariamente e investir em treinamentos na área, destaca o Blog Casa do Construtor.
Desconstruir é melhor que demolir
Como já mencionamos neste material, destinar os materiais a novas construções pode ser uma ótima e rentável saída na gestão de resíduos no canteiro de obras.
Neste sentido, segundo a Mobuss Construção, a desconstrução é uma alternativa à demolição. Portas, janelas, ou blocos de parede podem ser removidos, preservando integralmente suas características para o reemprego em novos ambientes.
Mesmo materiais que não mantiverem suas características originais plenamente podem ser adaptados e reutilizados, gerando valor ao que antes seria considerado lixo.
Ou seja, além de contribuir com a reciclagem inteligente de vários componentes da construção, seu negócio sai ganhando ao transformar o que poderia ser entulho, em economia.
Entretanto, é importante destacar que, como a desconstrução é um processo que leva mais tempo que a demolição, isto precisa fazer parte do planejamento da obra, bem como, ser incluído nos procedimentos realizados pela empresa em cada uma de suas obras.
Realize coleta seletiva dos materiais no canteiro de obras
Para colocar essa tarefa em ação, aqui vão algumas ações práticas:
- Determine locais distintos para o acondicionamento e descarte de cada tipo de resíduos que serão gerados na obra;
- Espalhe recipientes de cores diferentes, ou identificados de alguma forma clara para todos, qual recipiente é para cada tipo de resíduo;
- É interessante classificar os resíduos de acordo com as normas do CONAMA. Esta, inclusive, é uma tarefa fundamental para a gestão de resíduos no canteiro de obras.
Utilize um sistema de gestão para planejar e controlar a reciclagem de resíduos
A gestão de resíduos no canteiro de obras é um processo que deve ser implementado do início ao fim do projeto. Como vimos até aqui, não se trata de um processo complexo, na verdade, algumas simples ações diárias e devidamente seguidas, já farão toda a diferença.
Contudo, é interessante ter esse passo a passo bem estruturado, gerir entregas dos fornecedores, o que está sendo usado, o que será descartado, etc. Para isso, usar um bom sistema de gestão para obras, pode facilitar e otimizar bastante o cumprimento das tarefas.
E então?
Agora que você viu como é importante fazer a gestão de resíduos no canteiro de obras e conferiu algumas dicas eficazes para colocar em prática no seu negócio, aproveite para acessar nosso conteúdo com 8 dicas para efetuar o armazenamento de materiais de construção na sua obra!