Infelizmente a infiltração na construção civil ainda é uma patologia muito recorrente nos projetos. Evitá-la não só promove a qualidade do projeto final, como também a segurança dos clientes e, consequentemente, a satisfação do mesmo.
Deseja entender como resolver agora esse problema? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o assunto, bem como dicas de como impedir esse distúrbio.
Confira!
Quais são os efeitos da infiltração na construção civil?
A infiltração na construção civil é um dos principais problemas do setor. De acordo com um estudo sobre o tema, as patologias mais frequentes são resultados do acúmulo de umidade nas edificações. E elas podem comprometer os elementos construtivos.
Há alguns motivos que podem gerar a umidade no empreendimento e uma delas é por infiltração. Aqui a água escapa pelas fissuras, trincas e rachaduras dos itens construtivos. Elas podem ser causadas por escapamento no encanamento, falta de impermeabilização, isolamento ineficaz, uso de material de baixa qualidade entre outras causas.
Cabe destacar que o mesmo estudo ainda cita que as fissuras são geradas por “problemas com recalque da fundação, grande variedade térmica, sobrecargas em elementos estruturais e variação do volume de concreto”.
Os principais locais em que as infiltrações ocorrem com maior frequência são: parede; teto; laje; ambientes gerados pelos problemas com a estrutura do vizinho e banheiros.
E a umidade causada por infiltrações pode gerar manchas, mofos, eflorescência, corrosão na armadura e deterioração, já que ela agrava a degradação da edificação. Isso tudo é gerado pela diminuição da resistência dos materiais empregados que aumentam as possibilidades de fungo, prejudicando os componentes construtivos.
Além disso, essas patologias podem começar em um ambiente e se proliferar para mais espaços. Como um problema no piso pode causar infiltração na parede graças a umidade do solo que não é corretamente conduzida por essas estruturas.
Frase destacada: E isso, para além das causas na estrutura, gera efeitos negativos à saúde dos habitantes. O mofo, por exemplo, pode causar rinite alérgica, sinusite fúngica, asma alérgica e micose broncopulmonar alérgica, segundo o Hospital e Maternidade Imigrantes.
Portanto, evitar a infiltração e umidade é essencial para a saúde do projeto, segurança e bem-estar do cliente e, consequentemente, imagem mercadológica da sua construtora.
Quais são os principais tipos de infiltração?
De maneira geral, é possível dividir os tipos de infiltração na construção civil em duas categorias: as que acontecem de fora para dentro e as de dentro para fora.
No primeiro caso, as causas se referem a vazamentos hidráulicos ou problemas com revestimentos inadequados e ineficientes em área molhada. Enquanto no segundo, os principais fatores são relacionados a precariedade do escoamento da água da chuva, umidade excessiva do solo ou ações de lençol freático.
Entretanto, também podemos separar os tipos de infiltração de outra maneira. Nesse caso há 4 categorias: por pressão negativa; por intempéries; por condensação; e por capilaridade.
A primeira diz respeito às falhas ou à falta de impermeabilização nos projetos. É aqui que o solo molhado pode causar umidade de infiltração nas paredes. É a penetração e caminho da água subindo que causa essa patologia.
Já a por intempéries, como está previsto em sua denominação, são ocasionadas pelas ações da chuva. Essa, inclusive, é uma das infiltrações na obra mais comum. Ela acontece devido às brechas da vedação que levam a água até a estrutura.
Enquanto isso, a infiltração por condensação ocorre graças às partículas de vapor. Elas, por sua vez, em contato direto com superfícies frias retornam ao seu estado líquido, causando mofos. Portanto, são muito comuns em banheiros.
Por fim, a de capilaridade refere-se a capacidade da umidade, presente no solo, de penetrar os poros de materiais, como as argamassas, por exemplo. Se não for rapidamente resolvida, poderá causar rachaduras nos elementos construtivos, causando deterioração e possibilitando maiores oportunidades de infiltrações.
Como evitar infiltrações na obra?
A infiltração na construção civil poderá ser evitada com alguns cuidados importantes durante o processo da obra. Confira a seguir quais são essas cautelas!
Dimensionamento correto dos elementos
É fundamental que, durante a obra, seja realizado o correto dimensionamento dos elementos. Segundo um artigo, para que seja possível evitar rupturas, todas as estruturas devem ser projetadas com uma certa margem de segurança.
Ou seja, essa folga de resistência às ações e carregamentos aplicados fará com que a ruptura ocorra apenas quando for bem excedido o peso projetado para aquela estrutura.
É justamente essa margem de segurança ocasionada pelo dimensionamento dos elementos estruturais que faz com que ocorra uma distância determinada da ruína.
Para isso é preciso calcular os coeficientes de ponderação para encontrar o dimensionamento correto para cada elemento.
O artigo ainda afirma que “segurança é quando todo o conjunto da estrutura, bem como as partes que a compõem, resiste às solicitações externas na sua combinação mais desfavorável, durante toda a vida útil, e com uma conveniente margem de segurança”.
Verificação das tubulações
As tubulações são parte importante do sistema hidráulico do projeto. Como vimos anteriormente, elas podem gerar algum dos tipos de infiltração na construção civil.
Sendo assim, assegurar sua qualidade, resistência e durabilidade são essenciais para a promoção do bem-estar dos clientes, reduzindo as probabilidades de surgimento de patologias.
Para evitar vazamentos, reparos e reformas futuras é necessário, durante a instalação, estar atento à integridade de todo o sistema hidráulico, principalmente das tubulações.
Além disso, é fundamental ter cuidado durante a própria instalação do equipamento para evitar rachaduras e fissuras. E, consequentemente, infiltrações futuras e insatisfação do seu cliente.
Execução acompanhada por profissionais
O acompanhamento de obra é um processo fundamental não somente para impedir infiltração na construção civil, como também outras patologias. Isto é, a prática evita gastos desnecessários, gera produtividade e identifica soluções para imprevistos.
Portanto, o profissional técnico responsável por essa atividade, seja ele o arquiteto, engenheiro ou mestre de obras, realizará as impressões e estudos estruturais do projeto. E ele identificará problemas e soluções para os mesmos.
Dessa forma, ele poderá encontrar falhas estruturais, nos elementos construtivos, no solo ou qualquer outro componente capaz de causar a infiltração.
Boa impermeabilização
A impermeabilização elimina grandes possibilidades de infiltração na obra. Um estudo define esse método como sendo a aplicação de produtos específicos para promover a proteção de diversas áreas de um imóvel contra a ação de águas.
Também é citado a definição da NBR 9575:2010 que diz que o sistema de impermeabilização é um “conjunto de produtos e serviços (insumos) dispostos em camadas ordenadas, destinados a conferir estanqueidade a uma construção”.
Então, os componentes do projeto precisam ser devidamente impermeáveis para resistir às ações da água e promover segurança e bem-estar.
Uso de blocos cerâmicos
Por último, destacamos a importância da seleção correta dos materiais utilizados na obra. E para evitar infiltração na construção civil, recomendamos o uso de blocos cerâmicos.
Eles possuem alta resistência, reduzem o aparecimento de rachaduras e trincas e ainda contam com a baixa absorção de umidade. Tudo isso não só evita a patologia em questão, como também promove durabilidade e segurança.
Na Cerâmica Constrular possuímos um portfólio completo de blocos cerâmicos de diferentes modelos e funcionalidades para os seus projetos. Clique aqui para baixar o nosso catálogo e começar a promover, cada vez mais, a qualidade de suas obras.