A inovação na construção civil precisa ser implementada com mais agilidade e estratégia. Estudos apontam que essa é uma prática que fica bem atrás no setor, se comparado com os demais do mercado.
Em contrapartida, para garantir competitividade e produtividade é fundamental o investimento em soluções inovadoras.
Para conhecer mais sobre o assunto e ter acesso a dicas de como aplicar a inovação no dia a dia das suas obras, continue a leitura. Reunimos aqui as principais informações sobre o tema.
Boa leitura!
Por que investir em inovação na construção civil?
A inovação na construção civil é um assunto que vem sendo discutido ao longo dos anos. Com o passar do tempo, a palavra passou a ser utilizada como sinônimo de modernização e transformação no setor. Mas você sabe, de fato, o que significa inovação?
Segundo o dicionário Michaelis, inovação define-se pelo ato de inovar. E, por consequência, inovar é o mesmo que “produzir ou tornar algo novo; renovar, restaurar”.
De acordo com um material publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ao citar o Manual de Oslo (OECD, 2005), a inovação é “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.
Se utilizarmos esse significado no contexto da construção civil, podemos afirmar que inovação é tudo aquilo que gera impacto no setor, visando a melhoria contínua e o aumento da evolução.
Ainda de acordo com a CBIC, a inovação na construção civil gera oportunidades referentes a obtenção de benefícios, como aumento de produtividade, redução de custo, aumento de qualidade e confiabilidade de conclusão no prazo planejado.
Sendo, então, extremamente necessária para a sobrevivência da empresa em um mercado competitivo.
Contudo, a taxa de implementação da inovação no setor é menor do que em outras áreas de atuação do mercado. A entidade aponta que isso se dá devido às características da indústria e dos projetos. Mas reforça a importância de sua aplicação neste setor que está cada vez mais disputado.
Portanto, o investimento na inovação na construção civil promove agilidade, otimização, automatização e assertividade na resolução de desafios e problemas.
No mundo cada vez mais digitalizado, não apostar nesse processo é o mesmo que ficar para trás no mercado.
Como aplicar essa prática no dia a dia das obras?
Apesar de ser um processo extremamente benéfico para a construção civil, o setor ainda o incrementa em pequenas inovações.
É fundamental o fortalecimento dessa prática para garantir a evolução por completo desse mercado. Afinal, quando uma empresa cresce, todo o ramo se expande junto com ela.
E, como vimos ao longo do texto, inovação na construção civil é o mesmo que a aplicação de qualquer técnica, ferramenta, material ou estratégia capaz de colaborar com a produtividade e competitividade do setor.
Por isso, selecionamos algumas das principais inovações do setor para você aplicar no dia a dia das suas obras. Confira a seguir a lista!
Aposte na digitalização
A digitalização é um processo referente ao uso de tecnologias digitais para promover o alto desempenho através da automatização e otimização das atividades.
Na construção civil ela pode ser aplicada na gestão de obras, por exemplo. Ferramentas digitais e tecnológicas, como softwares, colaboram com o acompanhamento, documentação e avaliação das etapas de maneira assertiva.
Ou seja, para manter um canteiro de obras mais eficiente, evitando complicações, erros e desperdícios, é fundamental que as anotações da gestão deixem de ser realizadas de forma manual.
Somente assim será possível controlar, com segurança, a entrada e saída de materiais, a utilização de cada um deles, o avanço das etapas e a produtividade da mão de obra.
Tudo isso, ao mesmo tempo em que confere o orçamento e a saúde financeira do projeto. Em uma única tela e facilitando o compartilhamento das informações com os envolvidos no empreendimento.
Invista em sustentabilidade
Em seguida, é essencial que seja aplicado à sustentabilidade na construção para garantir a inovação no setor. Isso porque esse é um conceito que estimula o desenvolvimento do mercado.
Logo, as soluções ecologicamente corretas tendem a ser inovadoras, modernas e eficientes. E, além de gerar resultados importantes para a preservação do meio ambiente e gerações futuras, a sustentabilidade também garante benefícios aos colaboradores, parceiros, clientes e sociedade.
É simples! Uma solução sustentável é capaz de otimizar recursos, eliminar erros e reduzir desperdícios e custos. Ao mesmo tempo em que promove bem-estar e conforto devido ao isolamento térmico e acústico. Seja aos envolvidos durante a obra e após sua finalização com os usuários finais.
Aplique metodologias tecnológicas
O que chamamos de metodologias tecnológicas aqui são ferramentas e estratégias que se utilizam da tecnologia para facilitar as atividades diárias de um empreendimento.
Por exemplo, podemos citar:
- Virtual Design and Construction (VDC): o VDC refere-se ao processo de concepção de um projeto com base em um modelo digital, facilitando o planejamento do empreendimento. Tudo isso de maneira virtual e antes do início da obra;
- Building Information Modelling (BIM): responsável pela criação da representação digital do projeto. Ele colabora com a fase do desenvolvimento, coordenação multidisciplinar, construção e operação do empreendimento. Isso tudo porque o BIM gera dados precisos que auxiliam na tomada de decisões em cada etapa através da visualização e interligação das equipes;
- Impressão 3D: as impressoras 3D são capazes de construir maquetes, projetos e até mesmo peças separadas para a montagem de um empreendimento;
- Drones: por fim, os drones podem ser utilizados na conferência do andamento das obras, chegando a locais de difícil acesso. Isso colabora não só com a redução de tempo e de custos, mas também com o compartilhamento de informações.
O importante é realizar a combinação de tecnologias, sistemas de trabalho e gerenciamento para assegurar a eficiência por meio da inovação na construção civil.
Use materiais mais seguros, atualizados e resistentes
Por fim, para promover a inovação na construção civil é fundamental o uso de materiais e insumos modernos, seguros e resistentes.
Por exemplo, os blocos de cerâmica vermelha são versáteis e têm sido aprimorados com o passar do tempo. Ao longo da evolução do setor, foram usadas pesquisas e novas tecnologias capazes de otimizar seu processo de produção. O que contribui para a qualidade e padronização do produto final.
Ou seja, durante a escolha do material é fundamental avaliar alguns detalhes, como suas características e certificações, por exemplo. Tenha em mente que aqueles que seguem as normas de segurança e qualidade, e possuem o selo PSQ promovem ainda mais eficiência.
Para entender como escolher os blocos cerâmicos de qualidade, clique aqui e tenha acesso ao nosso conteúdo de blog. Nele reunimos 6 dicas que vão contribuir para a seleção do melhor material para a sua obra.