O isolamento térmico na construção civil se destaca cada vez mais devido aos diversos benefícios que proporciona, como mais conforto, sustentabilidade e qualidade aos ambientes.
É muito comum a aplicação do isolamento térmico em coberturas, telhas, forros, divisórias e alvenarias, oferecendo mais resistência e durabilidade para a obra.
A seguir você confere as vantagens do isolamento térmico, os benefícios e, por que você deve optar por esse tipo de aplicação em seus projetos.
O que é o isolamento térmico?
O isolamento térmico é composto por materiais que dissipam o calor e com isso criam uma resistência térmica, isolando as propriedades de temperatura.
Os materiais isolantes têm como papel principal bloquear as variações de temperatura, visto que há uma tendência de troca de calor nos materiais que constituem uma construção.
As variações de temperaturas, são constantes, principalmente em países que têm o clima tropical como o Brasil. Sendo assim, essa variação climática pode ser sentida tanto no ambiente residencial ou comercial, interferindo diretamente na qualidade e conforto do local.
A escolha da utilização do material térmico impacta de forma positiva em fatores como maior durabilidade, resistência, qualidade e conforto do ambiente. Ou seja, é um aspecto importante para minimizar o impacto das temperaturas externas no ambiente interno, o que gera além do conforto, mais economia com a eliminação de gastos com ar-condicionado e climatizadores.
As soluções mais comuns de isolamento são as que se constituem de materiais porosos ou fibrosos, que consigam imobilizar o ar, assim como o vácuo, materiais de lãs de poliéster e de rocha, além do popular isopor.
5 benefícios que você deve conhecer sobre o isolamento térmico
A construção civil investe em novas práticas, visando a modernização das construções de modo a oferecer mais qualidade às obras.
Com modernas técnicas de pesquisa, desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, o setor conta com melhorias contínuas vistas no resultado, quando a obra é entregue.
O isolamento térmico é uma dessas melhorias que tem oferecido diversos benefícios à construção civil, propondo ambientes confortáveis e mais sustentáveis. Veja a seguir 5 principais vantagens da utilização do isolamento térmico:
- Economia no consumo de energia elétrica;
- Conforto;
- Alta qualidade da obra;
- Sustentabilidade;
- Agrega valor à construção.
Como melhorar o isolamento térmico do seu ambiente?
Se você quer melhorar o isolamento térmico no seu projeto, é possível optar pela escolha de materiais direcionados para essa categoria de atividade, assim como aplicar técnicas e boas práticas na construção da sua obra.
Veja mais a seguir:
- Escolha o melhor tipo de isolamento para seu projeto
Sabemos que dentro de um projeto de construção existem diversas possibilidades. Porém, é válido avaliar o projeto considerando o investimento, a qualidade, as prioridades e limitações e o que pode oferecer o melhor custo-benefício.
- Procure fornecedores de melhor qualidade
A escolha dos fornecedores é um dos fatores mais importantes para o resultado da sua obra. Por isso, você deve escolher os fornecedores que ofereçam produtos de qualidade.
Entre os diversos fornecedores disponíveis no mercado, é preciso avaliar com cuidado para garantir a melhor qualidade e custo-benefício, o que nem sempre é indicado apenas pelo custo dos materiais, e sim pelas vantagens proporcionadas ao projeto.
- Siga as boas práticas e normas técnicas da construção civil
As boas práticas devem ser seguidas, seguindo as leis e normas previstas no setor, assim como prezar pela segurança, optar por materiais de qualidade, visar a eficiência do projeto, entre outras políticas que devem ser adotadas a fim de manter uma boa edificação.
A normatização tem objetivo de garantir a qualidade dos projetos desenvolvidos. Uma das normas relacionadas à moradia é a Norma de Desempenho dos Edifícios Habitacionais (NBR 15.575,).
Segundo artigo da Mobuss Construção, a NBR 15575 não envolve o desempenho térmico a partir de condicionamento artificial, focando apenas em critérios de desempenho em condições naturais de insolação, ventilação e outras:
“Para conseguir um desempenho térmico favorável ao usuário, deve-se levar em conta uma condição média, já que o nível de satisfação varia dependendo dos moradores (número de pessoas, idade, sexo, condições fisiológicas e psicológicas) e das características do imóvel em si (quantidade de mobília, finalidade do imóvel, atividades exercidas em seu interior).”
É a partir desta condição média que as características específicas do projeto, como topografia, temperatura e umidade do ar, e ainda, da própria edificação, como materiais, dimensões, etc, podem ser melhor trabalhadas.
Quais os tipos de materiais utilizados no isolamento térmico?
O isolamento térmico pode ser feito de diversas maneiras, conforme cada tipo de projeto. Algumas possíveis aplicações são:
- Telhas
As telhas ficam no topo das edificações, e são um tipo de material que recebem incidência solar constante, por isso, é um dos materiais que deve receber maior atenção para melhoria da condição térmica.
Naturalmente, as telhas já possuem boa condutividade, porém é bom pensar em como intensificar o controle da temperatura.
- Lajes e pisos
As lajes e pisos são feitas de concreto e geralmente são revestidas de mantas e outros revestimentos. Existem alguns tipos de materiais como as lajes pré-fabricadas com lajotas EPS que dissipam o calor, melhorando o isolamento térmico.
- Paredes
As paredes são estruturas importantes para o controle da passagem de temperatura.
Paredes finas e sem revestimento podem comprometer bastante o conforto térmico, e, em contrapartida, paredes com materiais mais grossos, blocos cerâmicos, por exemplo, proporcionam mais conforto ao ambiente.
- Mantas térmicas
As mantas térmicas são uma das mais tradicionais formar de promover o controle térmico. Elas são produzidas geralmente a partir de lã mineral de rocha ou vidro, colocadas entre camadas estruturais dos pavimentos. Possuem em média, baixo custo e excelente desempenho.
Blocos cerâmicos: vantagens de utilizá-los no isolamento térmico
Uma das soluções que apresentam excelentes resultados são os materiais cerâmicos, que oferecem mais eficácia, alta resistência, menos impacto no ambiente e deixam a temperatura mais constante.
Os blocos cerâmicos possuem micro poros importantes para bloquear a passagem da umidade, mantendo o local mais seco. Além disso, o que proporciona a sensação térmica é o coeficiente de condutibilidade térmica, sendo três vezes menor que o bloco de concreto.
Por isso, entre outras vantagens destes materiais, a utilização de blocos cerâmicos na construção civil garante o melhor desempenho térmico, permitindo a climatização natural do ambiente.
E então?
Como está o isolamento térmico da sua obra? Se você deseja melhorar o conforto térmico dos seus projetos, os blocos cerâmicos são uma ótima opção. Você pode saber mais sobre estes produtos em nosso catálogo, ou ainda, entrar em contato para conversar com a nossa equipe.