Já ouviu falar em Lean Construction? Esse conceito tem dado o que falar no ramo de construção civil, e não seria para menos, já que sua aplicação em projetos proporciona diversos benefícios.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para falar sobre o assunto, incluindo o que é o Lean Construction, seus benefícios e dicas para aplicá-lo.
Desta forma, você irá conseguir otimizar seus projetos, ganhar tempo e economizar recursos, por meio de uma estratégia inteligente e eficaz. Quer saber mais? Continue a leitura que a gente te conta!
Conhecendo o Lean Construction
Antes de sabermos como colocar em prática, é preciso entender o que é o Lean Construction e como ele funciona. Seu significado deriva do inglês, que seria o equivalente a um processo de construção mais objetivo, menos robusto e mais enxuto, que busca maior eficiência dos processos.
Sua funcionalidade está diretamente ligada a oferecer maior produtividade no campo de obras, focando em etapas e tarefas primordiais, e eliminando o que só faz volume, digamos assim.
Ou seja, o Lean Construction tem como objetivo central, reduzir custos e diminuir ao máximo os gastos e possíveis prejuízos de uma construção. Também, acelerar o processo para que tudo seja entregue dentro do prazo, bem como, trabalhar com prazos menores.
8 dicas para você aplicar o Lean Construction nos seus projetos!
As dicas que apresentamos a seguir, são baseadas nos 11 princípios do Lean Construction elaborados por Koskela.
1. Reduza a atividades que não agregam valor
Para isso, deve-se conhecer a fundo os processos e funcionamento da empresa, mapeando assim todos os processos, com a finalidade de identificar possibilidades de melhorias potenciais e reduzir atividades que não sejam essenciais e apenas geram volume.
Uma boa maneira para reduzir atividades que não agregam valor, é no planejamento de obras, focar no layout do canteiro de obras, já que através da eficiência do layout é possível traçar ações e movimentos mais otimizados. Uma dica de ferramenta para auxiliá-lo nesta etapa é a 5W2H.
2. Reduza a variabilidade
Foque em planejamento, treinamento e padronização, para evitar imprevistos. Para isso, alguns pontos de atenção são:
- Alinhamento com fornecedores, para adquirir elementos construtivos padronizados e com otimização de custos;
- Calcular quantidade de material de construção de acordo com as exigências do projeto;
- Implementar um controle e planejamento da produção, ou seja, estipular prazos de cumprimento das atividades, considerando tarefas a serem realizadas e o desempenho da equipe;
- Realizar treinamentos e capacitação da mão de obra para garantir a segurança e reduzir o desperdício de materiais.
3. Reduza o tempo de ciclo
Comece com o conhecimento detalhado sobre os processos produtivos que se pretendem executar. Num primeiro momento, estude os processos a fundo, para ver quais podem ser excluídos e quais podem até mesmo ser unificados e/ou melhorados.
Além disso, busque capacitar seu time, com o intuito de aumentar o ritmo produtivo e eficiência. Sem esquecer de organizar a melhor sequência de atividades, a mão de obra qualificada, o material necessário e definir o prazo para execução de cada etapa.
4. Aumente a flexibilidade da obra
Não opte por processos irredutíveis. Uma vez que a obra inclui planejamento, controle, inclusão de sistema e ferramentas para agregar valor, é interessante manter margens para possíveis correções durante a execução do projeto.
Inclusive, segundo a Revista Espacios, ao falar sobre os princípios do Lean Construction, aponta que identificar atividades e processos que venham a contribuir para a eficiência global, limitar datas para modificações de projeto sem custo ao cliente e gerenciar a mão de obra e estoque de materiais, são medidas que irão aprimorar a flexibilidade da execução da obra.
5. Transparência é essencial na aplicação do Lean Construction
Comunicação clara e processos bem estruturados são essenciais para aplicar o Lean Construction nos seus projetos. Além da boa comunicação entre todos os colaboradores, é necessário implementar um padrão de utilização dos equipamentos e de operação das atividades.
Para isso, instale placas sinalizadoras no canteiro de obra, que informem sobre os equipamentos necessários de proteção individual e os indicadores de desempenho. Lembre-se que a utilização de ferramentas visuais auxilia no entendimento das informações à toda a equipe.
Além disso, recomenda-se aplicar a ferramenta 5S, a qual visa melhorias na organização, limpeza e padronização de atividades e materiais.
6. Controle todo o processo, de forma unificada e dependente
Se uma atividade em uma parte do campo de obras for executada de forma errada, ela provavelmente irá afetar algumas outras áreas do projeto, por isso o controle de qualidade deve abranger a obra em sua totalidade.
Uma dica para esta fase é fazer um mapeamento de processos, de mercado e posteriormente definição de um planejamento. Considerando métricas de controle de operações, gerenciamento de orçamento de obra, mão de obra e programação.
7. Pratique melhoria contínua
Um processo produtivo deve estar sempre sendo controlado e testado, para garantir sua eficiência e realizar ajustes caso necessário.
Por isso, depois de construir um planejamento e atividades padrões que atendam com eficácia às demandas da organização, não é hora de relaxar, mas sim analisar o andamento de tudo, possíveis erros e modificações necessárias.
Ainda invista na capacitação constante do seu time de profissionais, busque ficar por dentro das tendências e tecnologias do segmento, para assim, identificar novidades e processos que possam ajudar a otimizar cada vez mais os seus projetos.
8. Controle o desempenho da empresa e busque atualizações constantes
Para manter a aplicação eficiente do Lean Construction nos seus projetos, é essencial não deixar processos se tornarem obsoletos, nem relaxar no controle das atividades implementadas no campo de obras.
Experimente utilizar a ferramenta de gestão SWOT, para auxiliar na identificação das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças frente aos seus concorrentes. Invista ainda em um planejamento de médio e longo prazo, e também técnicas construtivas inovadoras, para que seu negócio se mantenha competitivo no mercado.
Benefícios do Lean Construction
- Reduz desperdícios e perdas nos projetos;
- Otimização de tempo;
- Agrega valor ao projeto;
- Diminui erros na execução dos processos e tarefas;
- Diminui a taxa de variabilidade;
- Maior clareza e assertividade nas atividades;
- Reduzir custos de forma inteligente e sustentável;
- Visão estratégica e sistemática para maior assertividade do projeto.
E então?
Neste conteúdo você pôde conferir o que é o Lean Construction, como ele funciona, dicas para aplicá-lo no seu negócio e ainda, alguns dos principais benefícios, para ficar claro o que você tem a ganhar ao colocar esse conceito em prática.
Se você quer continuar aprimorando seus conhecimentos sobre construção civil, confira nosso conteúdo do blog sobre Tecnologia BIM!