Reduzir o tempo e os custos com material são dois dos principais objetivos em um projeto de construção civil. Ambos podem ser otimizados com algumas ações no decorrer da obra, mas e se te contarmos que a modulação estrutural pode contribuir ainda mais para essa realidade nos seus empreendimentos?
Proporcionar melhor custo-benefício e prazos mais atrativos são as principais vantagens de contar com a modulação estrutural no projeto. Caso você não tenha ouvido falar desse modelo de construção, ou queira saber mais, está no lugar certo.
Continue a leitura e veja como esse tipo de construção com blocos cerâmicos pode beneficiar suas obras, garantir economia de tempo e dinheiro, e aumentar a produtividade na obra!
O que é a modulação estrutural?
Em um projeto de alvenaria estrutural com blocos de cerâmica, a modulação estrutural é parte fundamental. Realizada com blocos de cerâmica ou concreto, é um tipo de alvenaria feita com unidade modular. Ela é definida através das medidas dos blocos – comprimento e espessura.
As medidas dos blocos podem ou não ser múltiplas umas das outras. Quando não são múltiplas, a modulação é “quebrada”. Para compensar é necessário lançar mão de elementos especiais pré-fabricados ou fabricados em canteiro, exemplo disso são as chamadas “bolachas”.
Também é possível fazer através de métodos mais artesanais, como cortar os blocos para que se ajustem aos tamanhos necessários.
Como funciona a modulação estrutural?
Sabe como funciona o Lego? A modulação estrutural acontece basicamente do mesmo modo. Nesse caso, o “modular” é encaixar um elemento ao outro com juntas alternadas e amarrar as alvenarias, encaixando os elementos de uma e de outra em fiadas alternadas, como destaca o Fórum da Construção.
Principal objetivo da alvenaria estrutural com blocos de concreto
Como vimos, a modulação estrutural é realizada em empreendimentos de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos. Agora, para completar, tenha em mente que esse modelo de construção tem como principal objetivo, otimizar e beneficiar a obra em vários fatores, em especial o tempo da realização do projeto e custos.
Ou melhor dizendo, a modulação estrutural é a opção certa quando o que se deseja é reduzir custos, garantir qualidade, produtividade e trabalhar com prazos mais atrativos para a entrega dos projetos.
Modulação estrutural: uma escolha vantajosa
A modulação terá reflexo em todas as fases do empreendimento:
- Simplifica toda a execução do projeto;
- Favorece a padronização de materiais e procedimentos da construção;
- Facilita o controle da produção;
- Aumenta a precisão na execução da obra;
- Reduz problemas de interface entre os componentes, elementos e sistemas.
Vantagens
- Menos desperdício de materiais: ao analisar o projeto, considerando altura e espessura, assim como demais elementos necessários para a construção, é possível estabelecer todos os padrões dos blocos para a obra. Logo, evita-se gastos com sobras e materiais desnecessários.
- Redução de tempo de execução da obra: com tamanho, quantidade e diâmetro ideais para o projeto, os blocos cerâmicos permitem que o serviço seja concluído sem muitas interrupções. Alinhando isso à racionalização construtiva, basta seguir as etapas esquematizadas no planejamento da obra, para garantir todas as vantagens da modulação estrutural.
Quer esses benefícios? Confira algumas dicas:
Agora que você já sabe que a modulação estrutural pode agregar vários benefícios aos seus projetos de construção civil, é importante se atentar a alguns pontos na hora de aplicá-la:
Planejamento
Em todo e qualquer projeto de construção civil, o planejamento da obra não pode ser ignorado, muito pelo contrário, ele é parte fundamental e é quem vai definir como deve ocorrer toda a execução.
Nesta etapa, mais do que avaliar o que se deseja e as situações atuais, é preciso identificar os melhores passos a serem dados e prever possíveis problemas e percalços que podem acontecer no decorrer da obra.
Com isso, desenvolver etapas de execução mais consistentes e escolhas de materiais mais assertivas é fundamental para que no futuro seja mais fácil driblar os desafios ou mesmo, nem precisar lidar com eles. Garantindo menos gastos, menos tempo e mais lucro.
Esquematização do projeto
Na modulação estrutural, o que não pode faltar é a análise e definição dos seguintes fatores:
- Qual será a posição dos blocos (horizontal ou vertical)?
- Quantidade necessária de materiais para realizar todo o projeto estabelecido;
- Dimensão ideal dos blocos para a obra.
Com estes três principais pontos bem definidos, as metas estabelecidas para o empreendimento se tornarão mais fáceis de serem atingidas.
Definição da unidade modular
Para obter as vantagens deste modelo de construção, deve-se pensar a modulação do projeto tanto na direção horizontal quanto na vertical, tendo como ponto de partida a definição da unidade modular.
Para iniciar a modulação em planta baixa, é necessário definir a família de blocos a ser utilizada e a largura deles. Esta escolha definirá qual unidade modular será usada para o lançamento em planta baixa, como explica o site Comunidade da Construção.
Busca de informações
Antes de investir no seu projeto com modulação, procure visitar uma obra onde se esteja executando alvenarias de blocos de concreto. É interessante entrar em contato com uma empresa especializada, que já tenha experiência neste modelo de construção.
Afinal de contas, para acertar no seu projeto, é preciso entender os processos e mais do que isso, contar com profissionais que tenham expertise no assunto.
E então, quer reduzir tempo e materiais no seu projeto?
Como mostrado neste conteúdo, a modulação estrutural é uma prática na construção que otimiza toda a execução do projeto, garantindo desde uma maior produtividade até a redução de custos e de tempo.
Agora que você já sabe como funciona e que só tem a ganhar com a escolha da alvenaria modular, não deixe de seguir nossas dicas ao colocá-la em prática. Se você quer saber quais blocos cerâmicos que produzimos podem ser utilizados na modulação estrutural e como podemos contribuir para o seu projeto, entre em contato conosco!