A NBR 10.636 era a norma que determinava os requisitos de resistência ao fogo das paredes. Entretanto, para melhor abordar o tema e as diferentes variações de estrutura, ela foi divida em 3 partes.
Continue a leitura para conferir mais detalhes e conhecer as principais informações sobre a NBR 10. 636.
O que é a NBR 10.636?
A NBR 10.636 é a norma que determina os requisitos para resistência ao fogo. Contudo, em 2022, ela foi dividida em 3 partes.
Portanto, a NBR 10. 636 – 1 diz respeito aos componentes construtivos não estruturais e ensaio de resistência ao fogo. Nesta primeira divisão, são abordadas as paredes e divisórias de compartimentação.
Sendo assim, esta parte visa estabelecer e explicar o método necessário para a correta determinação da resistência ao fogo das paredes sem função estrutural.
Esta norma pode, e deve, ser aplicada e analisada quanto às paredes internas ou externas não estruturais, com ou sem vidros e até as paredes não estruturais compostas majoritariamente por vidros.
Em contrapartida, esta norma não é apropriada e nem destinada ao ensaio de paredes-cortinas, já que para elas há a parte 3 da NBR 10.636. E para forros, há a parte 2.
De qualquer forma, a parte 1 da NBR 10.636 aponta as diretrizes e exigências dos elementos já citados, em conjunto com as normas gerais da NBR 16.965 e as classificações da NBR 16.945.
Além delas, deve-se também seguir as especificações da NBR 16.965 quanto aos equipamentos utilizados durante a realização dos ensaios de resistência ao fogo, quadro de restrição e instrumentação.
E também, as condições referentes ao aquecimento, pressão e ambiente do forno devem estar em concordância com o que é especificado na NBR 16.965.
Então, assim como a maioria das normas, não há como simplesmente se adequar a uma delas sem ter o conhecimento de outras complementares.
Em resumo, a NBR 10.636 e suas partes visam garantir o bem-estar, conforto e segurança a todos os envolvidos nos projetos do setor.
Mais detalhes sobre a norma
Os ensaios para a determinação da resistência ao fogo dos elementos construtivos da NBR 10.636 possui o objetivo, segundo a AdNormas, de caracterizar e determinar a capacidade de confinamento em um incêndio. Isto é, de continuar a desempenhar uma determinada função estrutural, independente do ocorrido.
Aqui o intuito é entender como os conjuntos resistentes ao fogo protegem os elementos estruturais, podendo servir como barreira contra o mesmo. Seja pela compartimentação, fechamento, subdivisão ou proteção.
E, por isso, há determinações mínimas exigidas por essas normas que possuem o intuito de garantir segurança. Logo, a classificação esperada para uma parede à prova de fogo é de uma resistência de 2 horas ou um teto de 1 hora.
Contudo, ainda conforme a AdNormas, em uma montagem estrutural que contém a classificação de 2 horas, não significará, necessariamente, que ela estará intacta durante esse período em um incêndio hostil e descontrolado.
Essa classificação, de qualquer modo, aponta que ele deverá durar mais do que uma avaliação de 90 minutos, 1 hora ou 1/2 hora. Portanto, quanto maior for a classificação, melhor será a sua proteção e resistência ao fogo.
Por isso é fundamental sempre estar atento aos materiais utilizados nos seus projetos e a capacidade de cada um em inibir a proliferação do fogo. Isso não só garantirá que o seu projeto esteja coerente com os regulamentos de proteção em caso de incêndios, quanto também promoverá maior segurança e integridade física aos clientes.
Frase destacada: Para isso, é preciso contar com fornecedores conscientes de seus impactos e responsabilidades quanto à segurança do setor. A qualidade vai muito além das características visíveis do material.
Aqui também é necessário avaliar suas competências técnicas, resistências, eficiência e durabilidade. O que reforça ainda mais a importância de normas como a NBR 10.636.
Você sabia que os produtos Cerâmica Constrular são resistentes ao fogo?
E a Cerâmica Constrular é o fornecedor ideal para garantir a qualidade por completo dos seus projetos!
Somos uma empresa verdadeiramente preocupada com a entrega de excelência à construção civil, sempre considerando os impactos dos nossos produtos na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente.
Dessa forma, estamos atentos às mais diferentes normas. Isso fez com que conseguíssemos um Selo PSQ que atesta a qualidade e eficiência da nossa cadeia produtiva.
Assim como também somos certificados na ABNT NBR 15.270 1 e 2 e na ABNT NBR 15.575. A primeira diz respeito à conformidade dos nossos produtos nos seus requisitos de atuação.
Já a segunda aborda a classificação do índice de redução sonora ponderado em 40 dB. Ele atesta que estamos aptos a isolamento acústico de habitações sujeitas a ruídos intensos.
Para completar e reforçar ainda mais o nosso compromisso com a qualidade e segurança, as nossas soluções ajudam na barreira efetiva contra o fogo.
Sendo assim, a nossa parede é resistente ao fogo 120 minutos. Vale destacar que essa determinação está de acordo com a função estrutural no grau corta-fogo. E ainda, no grau para-chama, ela tem a classificação de 180 minutos.
Com isso, podemos afirmar que os nossos produtos garantem estabilidade para a sua infraestrutura, isolamento térmico e estanqueidade em casos de incêndios. Eles combatem ao fogo por, no mínimo, 2 horas. Logo, o bloco resistente ao fogo é sinônimo de eficiência e excelência.
A nossa busca por aperfeiçoamento contínuo está diretamente ligada à nossa visão em proporcionar blocos cerâmicos capazes de fornecer a mais completa sustentabilidade das edificações.
Para isso, contamos com uma equipe de profissionais atuantes nas áreas técnicas, produção e administração. Suas experiências e habilidades permitem que mantenhamos nossos produtos de acordo com as exigências do mercado, apostando sempre na inovação.
E agora?
Não esqueça da importância em promover tranquilidade durante a construção e de contar com fornecedores preocupados e conscientes de seus impactos.
Para avaliar os seus parceiros, é preciso conhecer as principais normas do setor. Então, clique aqui para entrar no nosso blog e conhecer 7 delas.