O bloco de construção escolhido influencia diretamente na qualidade da obra. A resistência e eficiência desses itens garantem a redução de custos com reparos, mão de obra e materiais de apoio.
Pensando nisso, reunimos neste conteúdo tudo que você precisa saber para melhor analisar e escolher esses produtos para a sua construção. Confira!
Como analisar um bloco de construção?
É preciso saber identificar e escolher o melhor bloco de construção para garantir a eficiência e a qualidade da obra. Este item é um dos principais responsáveis por fornecer resultados bons e seguros.
A qualidade do bloco é o atributo que assegura maior proteção térmica, acústica e ainda possibilita a redução de avarias, como rachaduras e infiltrações. De acordo com um estudo sobre a tipologia dos blocos cerâmicos, são 3 fatores que influenciam a eficácia da alvenaria:
- Resistência do bloco;
- Geometria da unidade;
- Resistência da argamassa.
Dessa forma, os blocos cerâmicos da construção civil são diferenciados pelas medidas, tamanho dos furos e função. Para esse último atributo há duas opções: bloco estrutural e de vedação.
O artigo também reforça que o bloco cerâmico pode ser classificado como: “cerâmico estrutural de paredes vazadas (a); bloco cerâmico estrutural com paredes maciças (b); bloco cerâmico estrutural com paredes maciças (paredes internas vazadas) (c) e bloco cerâmico estrutural perfurado (d)”. A figura abaixo, retirada do estudo, exemplifica melhor essa classificação.
Já os blocos estruturais podem ser agrupados em três principais grupos: alvenaria estrutural; bloco fracionado e canaletas. Enquanto os blocos de vedação são conhecidos por seus furos, podendo ser de 06, 08, 09 ou 12.
As características dos blocos são atributos que auxiliam na diferenciação e nas funções de cada um. Por isso, para analisar o bloco de construção ideal para a sua obra é necessário conhecer esses pontos em um primeiro momento.
Além dessas já citadas, é necessário estar atento ao desempenho, durabilidade, economia e conveniência dos blocos. Bem como, será preciso avaliar o isolamento térmico e acústico, carga estrutural e absorção de água.
Mais algumas dicas
Somados a isso, o Imovelweb reuniu, em seu portal, algumas boas práticas que colaboram com a análise do melhor bloco de construção. O artigo afirma ser necessário estar atento a:
- Peso: quanto mais leve for, mais poroso o item será. Logo, ele tende a ser mais absorvente a água. Por isso, evite os blocos mais leves. E ainda, compare a diferença entre cada item do lote. Ela indicará variação na resistência;
- Coloração: a cor homogênea dos blocos de um mesmo lote indica uma fabricação de qualidade. Isso demonstra um maior controle inclusive, no processo de cura;
- Dimensões: elas precisam ser exatas com ângulos retos. Em caso de desconfiança, realize a medição das diagonais. A igualdade entre elas garante a qualidade;
- Famílias: se refere às medidas dos blocos. Por norma, elas são separadas por comprimento, podendo ser de 29 cm ou 39 cm, com altura de 19 cm nas duas. Enquanto na primeira a largura será de 14 cm e na segunda podem ser de 9,14 ou 19 cm;
- Superfície: a superfície e as arestas precisam estar uniformes. As avarias demonstram menos resistência e, consequentemente, maior necessidade de revestimentos de argamassa;
- Porosidade: a porosidade representa baixa resistência e qualidade ao bloco. Para testar, basta jogar um copo d’água no item. Se for absorvido com facilidade, significa alta porosidade;
- Som: além disso, os blocos mais porosos possuem o som mais leves e os mais resistentes possuem o barulho mais estridente quando sofrem atrito;
- Preço: a pesquisa de mercado é fundamental para a garantia de um bloco de qualidade. A análise também precisa ser feita com base neste atributo. Isso porque grandes diferenças de preço podem significar falta de qualidade.
Por fim, evite comprar blocos vazados, com exceção das canaletas. Geralmente os de concreto possuem essa característica, o que dificulta a aplicação da argamassa.
Quais são os principais blocos de construção cerâmicos?
Tendo em vista o contexto apresentado, reunimos uma lista dos principais blocos cerâmicos e suas características. Assim será possível melhor analisá-los durante a escolha do item ideal para a sua obra.
Reforçamos que em todos eles é preciso, primeiro, identificar o sistema construtivo do projeto, para depois avaliar a melhor opção de blocos. Cada um possui uma finalidade específica e que corresponde à estruturação do projeto. Por isso, este precisa ser o critério principal de análise.
E ainda, também, recomendamos que a escolha considere aqueles que estão em conformidade com as normas do setor para, assim, assegurar a qualidade e eficiência. Alguns exemplos de regulamentos importantes:
- NBR 15270-1: requisitos dimensionais dos blocos cerâmicos;
- NBR 10636: atributos para resistência ao fogo;
- NBR 15575: condições de isolamento acústico.
Bloco de vedação
Os blocos de vedação, como já abordamos anteriormente, podem ser agrupados conforme a quantidade de furos. Esse é um item utilizado da alvenaria de vedação. Ou seja, ele é usado em conjunto com a estrutura mais convencional que usa ferro, aço, pilares, vigas e laje.
Para esse sistema, os blocos são capazes de suportar apenas o seu próprio peso. Logo, necessitam de apoio para aguentar o peso do telhado, portas e janelas, entre outros elementos. Por isso, são sempre utilizados em conjunto com os itens citados acima.
Esse material da construção, que pode ser de concreto ou cerâmica, é aplicado no fechamento das paredes. Ele é caracterizado pelos seus furos na horizontal que facilitam a passagem de tubulações e fios.
No entanto, vale ressaltar que a cerâmica vermelha utiliza recursos naturais da argila em sua composição. Isso a torna mais barata e um item de pouco impacto ambiental. A matéria-prima é extraída de jazidas com poucos efeitos no meio ambiente por conta da sua facilidade de recuperação.
Acrescentados a isso, a alvenaria de vedação garante versatilidade e flexibilidade, por não ter restrições de medidas no projeto. Contudo, ela exige maior tempo de execução e grande quantidade de materiais.
Ter esses atributos em mente ajuda a escolher o bloco ideal para a sua obra.
Bloco estrutural
Esse é o bloco referente ao sistema construtivo da Alvenaria Estrutural. Diferente do anterior, o estrutural não precisa ser aplicado junto a vigas e pilares. Isso porque ele vai atuar no lugar delas, garantindo sustentação da obra. Portanto, são capazes de suportar além do seu próprio peso.
Eles possuem furos na vertical. Sendo assim, são mais resistentes para realizar sua principal função: a de estruturação.
Estes blocos simplificam e otimizam o tempo da obra. Entretanto, restringem possíveis mudanças na edificação, e necessitam de planejamento e profissionais qualificados.
Bloco fracionado
Os blocos fracionados são estruturais, permitindo ajustes de medidas na alvenaria. Sua principal função é a de reparação em momentos em que o projeto não foi dimensionado de acordo com as medidas modulares de cada item.
Eles possibilitam ajuste de 5 e 10 cm nas fiadas da alvenaria estrutural para a devida adequação às medidas originais planejadas no projeto.
Canaletas
As canaletas também são consideradas blocos estruturais. Tendo em vista que são usadas para reforçar a alvenaria estrutural em caso de aberturas. Elas são caracterizadas por seu formato em “J” ou “U”.
A principal função é dar suporte e reforço para o recebimento de cargas de maneira a distribuí-las pela estrutura. Esse é um item utilizado em conjunto com as vergas e contravergas para resistir a abertura de portas e janelas, por exemplo.
Então, para esse produto, será preciso identificar o melhor formato de acordo com o seu projeto e os objetivos do mesmo.
Diferenciais do bloco cerâmico Constrular
Os blocos de construção da Cerâmica Constrular são fabricados com foco na qualidade e durabilidade. São 40 anos de especialização na produção de blocos cerâmicos estruturais e de vedação com o intuito de fornecer sustentabilidade e a constante superação das expectativas dos clientes.
Os blocos cerâmicos são entregues de maneira agilizada e segura, por meio do processo de paletização para assegurar um transporte mais eficiente.
Somados a isso, a Constrular segue as normas já citadas e ainda possui o selo PSQ. Isto é, a certificação referente aos Programas Setoriais de Qualidade. O intuito é garantir a satisfação dos consumidores com base nas regras técnicas dos materiais oferecidos.
Portanto, os produtos Constrular certificam maior vedação, eficiência, maior conforto e isolamento térmico e acústico.
E então?
Este conteúdo abordou alguns pontos importantes para se estar atento durante uma avaliação anterior à escolha do bloco de construção para a obra. Lembre-se de verificar todos os atributos referentes ao sistema construtivo para identificar, assim, o melhor bloco para o projeto.
Se você quer saber mais sobre os blocos da Cerâmica Constrular, confira nosso catálogo clicando aqui.