Você sente que seus projetos de construção civil não estão sendo executados como deveriam? Saiba o que fazer para mudar este cenário!
Empresas do ramo de construção civil atuam em um mercado dinâmico, que exige monitoramento contínuo dos recursos. Logo, identificar pontos de ineficiência nos processos e corrigi-los, é fundamental para a saúde do negócio.
Pensando nisso, neste conteúdo revelamos alguns pontos que podem afetar o desempenho dos seus empreendimentos. Mas, visando otimizar seu negócio, também pontuamos algumas dicas para não deixar que tais pontos afetem a qualidade dos projetos. Continue a leitura!
Prazo de entrega é fator-chave em projetos de construção civil
Basicamente tudo gira em torno da data em que o projeto de construção civil precisa ser entregue. Mas, quando isso não acontece, acaba se tornando um problema para o andamento da obra.
Não adianta, o prazo é a chave para o sucesso da construção. E os cenários variam, em especial:
- Prazo de construção muito curto = maiores chances do projeto ficar mal feito.
- Estourar o cronograma = o custo indireto da construção fica mais alto e contribui para erros no desempenho da obra.
O segredo então está no equilíbrio, ou melhor, no planejamento da obra. Para evitar fatores de risco e possibilidades de prejuízo durante a execução do projeto, realizar um bom planejamento de obras é indispensável.
Isso porque, nessa etapa é feita a previsão do tempo e gastos que o projeto exigirá, quais suprimentos e materiais são necessários, definição dos profissionais para cada tarefa, dentre outros fatores.
Logo, fica claro a necessidade de ter um planejamento muito bem estruturado para conseguir ter o devido controle do cenário como um todo e, inclusive, evitar que as dores de cabeça com gastos desnecessários e atrasos, aconteçam.
Custo Unitário Básico (CUB)
Calcular a quantidade de material de construção necessário em um projeto, também é um dos principais pontos que podem afetar o desempenho da obra.
Segundo o Sinduscon PR, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Ele determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos.
Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial.
Neste ponto, é primordial ter conhecimento deste cálculo, como é demonstrado. O Cálculo do Custo Unitário de construção por metro quadrado é a somatória das combinações, preços x pesos dos insumos, para cada especificação.
Referidas especificações são classificadas, por padrão de acabamento e número de pavimentos:
R: Residencial
Pavimentos: 1, 4, 8 e 16
Padrão de acabamento: baixo, normal e alto.
C: Comercial
Pavimentos: 8 e 16
Padrão de acabamento: normal e alto.
GI: Galpão Industrial
RP1Q: Residência Popular 1 Quarto
Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.
O lote básico de cada projeto é composto de 29 insumos (25 para materiais, 2 para mão de obra, despesa administrativa e equipamentos).
Qualidade do projeto de construção civil
Qualidade duvidosa dos materiais, quando a escolha é feita apenas visando o menor preço, pode acabar saindo mais caro com quebras e prejuízos no decorrer do projeto.
Assim como quando os profissionais não são devidamente qualificados, acabam cometendo erros que prejudicam a eficácia da obra, bem como, aumentam os custos com correções e retrabalho.
Ambos os fatores, materiais e profissionais, vão interferir diretamente na produtividade da execução dos processos. Para resolver este ponto, foque principalmente em:
- Materiais de construção com qualidade certificada;
- Profissionais capacitados e especializados para assumir as respectivas tarefas.
Desperdícios no canteiro de obras
Um dos assuntos que mais está em pauta no segmento da Construção Civil é, sem dúvidas, o desperdício no canteiro de obras. Fator esse que é culpado por acarretar diversos outros problemas no decorrer do projeto.
O Stant destaca que além de contribuir para a diminuição da produtividade do canteiro de obras e impactar o meio ambiente, os desperdícios em obras também são uma torneira aberta de recursos financeiros que causam um enorme problema no orçamento de uma construção.
Ele ainda completa com uma pesquisa elaborada pela Universidade de São Paulo que mostra que o desperdício médio na construção civil é de 8%.
Levando esse número para a realidade do canteiro: de cada 100 tijolos, 8 são simplesmente jogados fora, ou de cada 10 metros de condutores, 80 centímetros são desperdiçados.
Algumas ações que ajudam a resolver este problema, incluem:
- Planeje cada etapa para evitar desperdícios no canteiro de obras;
- Não compre todos os materiais de uma vez só;
- Contrate profissionais conscientes e comprometidos;
- Preze pelo armazenamento e transporte adequado;
- Sempre que viável, reaproveite;
- Tenha a tecnologia como sua aliada.
Para ver em detalhes cada uma destas etapas, confira nosso conteúdo sobre Como evitar desperdícios no canteiro de obras.
Satisfação do cliente
Quando não está de acordo com os desejos e necessidades do cliente, o projeto de construção civil não atinge o objetivo, e isso será um grande problema.
Esse é um ponto crucial: deixar a desejar, atender ao esperado ou se posicionar acima das expectativas do cliente. É neste momento em que o alinhamento de todos os pontos anteriores, vai culminar na satisfação do cliente.
Para manter um bom relacionamento com o cliente e garantir a entrega de resultados mais atrativos, aqui vão algumas ações:
- Mantenha o cliente sempre informado sobre as fases do projeto;
- Defina os melhores canais de contato;
- Seja transparente, erros e acertos devem ser compartilhados, para que juntos consigam definir a melhor solução e encaminhamento das atividades;
- Escute o que seu cliente tem a dizer.
Alguns pontos importantes
Para mensurar o andamento da obra e garantir maior qualidade e produtividade nos projetos de construção civil, existem alguns pontos que devem ser acompanhados:
- Tenha o hábito de comparar as atividades já concluídas na obra com as previstas no planejamento.
- Inspecione toda a execução da obra e mensure quantas inspeções foram necessárias.
- Quanto aos fornecedores, não trabalhe com empresas que atrasam entregas ou fornecem materiais com qualidade duvidosa.
- Mensure falhas e retrabalhos, para identificar se o índice não está acima do saudável para seu negócio.
- Administre a geração de resíduos, esse processo deve ser feito de forma adequada.
Você deixa esses pontos de lado nos seus projetos de construção civil?
Caso algum dos fatores que abordamos neste conteúdo esteja sendo negligenciado, saiba que isso é muito perigoso para a saúde dos seus projetos de construção civil. Apenas seguindo nossas dicas, já é possível otimizar os processos e alavancar a qualidade das obras.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto entre em contato conosco. Agora, se você quer continuar aprofundando seus conhecimentos, confira nosso conteúdo sobre Patologias na construção civil: 7 pontos que precisam de atenção para evitá-las.