A estrutura de uma construção pode ficar comprometida por diversos motivos, como falha de execução, ação do tempo e interferências de agentes químicos, físicos ou biológicos. Neste ponto, um processo necessário e eficaz é o reforço estrutural.
Você sabe o que é reforço estrutural? Quer saber mais a respeito deste procedimento, por que é necessário e seus benefícios? Chegou ao lugar certo!
Continue a leitura para saber em quais situações é preciso fazer o reforço estrutural e como funciona para executá-lo.
O que é o reforço estrutural?
Trata-se de um tipo de obra de engenharia civil, realizada em situações em que a estrutura de uma edificação sofre com alguma deficiência, falha original ou quando existe a necessidade de aumentar a carga suportada.
Neste contexto, algumas técnicas podem ser aplicadas, como por exemplo, a substituição da fundação por outra nova e a utilização de estacas com maior resistência, além de também:
- Aumento de seção do pilar, viga e laje;
- Reforço com fibra de carbono;
- Aumento ou realocação da armadura existente;
- Reforço com chapas de aço.
O principal objetivo dessas ações é garantir a segurança do empreendimento e permitir que a estrutura continue sendo usada, de acordo com as necessidades e demandas a ela aplicadas.
Motivos mais comuns que desencadeiam a necessidade de fazer reforço estrutural
- Falha na execução do projeto de engenharia;
- Ação do tempo;
- Ação de agentes químicos, físicos ou biológicos;
- Má qualidade das investigações do solo do local da obra;
- Necessidade de aumento de carga.
Mas, independente do motivo, com a contratação de uma empresa especializada, é possível corrigir os problemas e garantir o funcionamento da edificação.
Tipos mais comuns de reforço estrutural para construções em concreto armado
Reforço industrial com aumento de seção e incremento de armadura
Este processo é feito aumentando as dimensões da peça estrutural já existente, afinal de contas, quanto maior a dimensão da peça, maior é a carga que ela suporta.
O reforço deste tipo – conhecido como o encamisamento da estrutura original – é um dos mais utilizados e com menos custo. Mas sua execução exige alguns cuidados, como maior atenção ao acréscimo de peso no conjunto estrutural.
Importante falar também que o aumento de seção faz com que se perca área útil na construção. Se esse tipo de reforço for feito em uma garagem com duas vagas, por exemplo, é bem possível que se perca o espaço de uma das vagas.
Reforço estrutural com perfis metálicos
O reforço através de perfis ou chapas de metal faz com que a estrutura absorva os esforços de forma segura e sem aumentar muito o peso da estrutura, mas também pode acontecer perda da área útil.
Este tipo de reforço estrutural é um dos mais complexos e, se não feito corretamente, o reforço pode acabar perdendo a sua capacidade.
Reforço estrutural com fibras de carbono
Considerado o método mais simples e limpo, ainda tem a vantagem de conseguir poupar área útil. Para este processo, as fibras de carbono podem ser usadas para aumentar a capacidade de resistência de vigas, lajes e pilares.
Esse reforço é feito colocando as fibras com um adesivo químico – desenvolvido especialmente para essa aplicação. A aplicação das fibras de carbono feita de forma correta é fundamental para garantir a qualidade do reforço.
Benefícios de fazer o reforço estrutural
O reforço estrutural garante vários benefícios a qualquer tipo de obra, seja após recente construção, ou para aplicar uma nova atividade a determinada edificação.
Como você pôde perceber, existe a redução das patologias comuns na construção civil, que geram anomalias e, por consequência, a degradação das obras. Logo, este procedimento é mais do que útil nestas, e em várias outras situações.
É importante ressaltar ainda que, em muitos casos, o reforço estrutural não é algo facultativo, mas sim necessário para a segurança do empreendimento. Ou seja, é um procedimento imprescindível para a manutenção da segurança no local, devendo ser realizado o mais rápido possível.
Negligenciar possíveis situações de risco e deixar de fazer o reforço, pode causar sérias consequências, como:
- Interdição do local;
- Desabamento da estrutura;
- Desvalorização do imóvel.
Agora, fazendo o reforço estrutural conforme a necessidade, você terá apenas vantagens, incluindo:
- Aumento da precisão construtiva;
- Aumento da vida útil da construção;
- Evitar surgimento de trincas e fissuras nas paredes;
- Evitar gastos extras com possíveis intervenções;
E então?
Neste conteúdo, você pôde conferir detalhes do que é e o que abrange o reforço estrutural, incluindo os processos mais comuns para executá-lo e as características de cada tipo de reforço.
Esperamos que este material possa te ajudar a entender a importância de realizar este procedimento, quando ele é necessário e quais os benefícios de fazer reforço estrutural. Mas em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco.
Agora, para se manter atualizado e garantir a qualidade dos seus projetos, confira nosso conteúdo sobre Fiscalização de obra: entenda a importância e como ela funciona!