Notícias de acidentes de trabalho em campos de obras são mais comuns do que gostaríamos. Por isso é tão importante a utilização dos EPIs para construção civil. Sendo fundamental para prevenir acidentes, valorizar a saúde do trabalhador e, assim, manter a total segurança do trabalho.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com os principais EPIs necessários para garantir que tudo ocorra com maior segurança possível no campo de obras. Continue a leitura e confira!
Por que a segurança do trabalho é importante?
Simples, para evitar acidentes e para que os operários não fiquem a mercê de riscos.
Na verdade, a segurança do trabalho na construção civil deve ser o assunto mais importante a ser discutido de todo o setor. Até porque, muitos dados nada agradáveis comprovam a importância de usar equipamentos de proteção nas obras.
Estatísticas recentes, divulgadas pelo TST, mostram números que giram em torno de 54 mil ocorrências, contando apenas trabalhadores do setor registrados. Ou seja, se pudéssemos analisar os informais, é certo que os números seriam bem maiores.
Quais são os riscos na construção civil?
A Prometal, em seu blog, fez uma seleção com os riscos e acidentes mais comuns em campos de obras, sendo:
- Quedas em desníveis
- Descargas e choques elétricos
- Manipulação de máquinas e equipamentos sem proteção
- Esmagamentos e mutilações causados por quedas de materiais
- Cortes e perfurações
- Problemas respiratórios e alergias
- Problemas auditivos
- Exposição a animais peçonhentos.
Principais EPIs obrigatórios para utilizar em obras
Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
Capacete de segurança
Não há o que discutir sobre esse equipamento, ele deve ser usado no campo de obras, e pronto. Todos que trabalham, ou transitam – mesmo que pouco – em uma obra, precisam estar utilizando um capacete de segurança.
Os capacetes são um dos EPIs mais importantes para a segurança do trabalho, porque eles protegem contra choques e impactos resultantes de quedas de materiais e ferramentas, por exemplo. Acidentes estes que, além de provocar graves lesões, podem até resultar em óbito.
Óculos de proteção
Para não prejudicar a visão e nem sofrer acidentes nos olhos, é fundamental usar óculos de proteção, principalmente para os trabalhadores que mexem com materiais e/ou produtos que possam causar danos a visão e integridade dos olhos, como:
- Vidro
- Solda
- Madeira
- Produtos químicos
- Aço
- Argamassas.
Protetores auditivos
Este EPI pode ser do tipo concha ou plug. Seu uso é obrigatório porque na construção civil, é bastante comum máquinas e equipamentos que geram excesso de ruído, que podem provocar muitos problemas de audição – que nos piores casos, podem ser irreversíveis.
Logo, para evitar que isso aconteça, todo trabalhador em um campo de obras, deve utilizar protetores auriculares, para assim, reduzir as chances de lesões auditivas.
Máscaras de proteção
Aliadas contra poeira e produtos químicos, as máscaras são mais um dos equipamentos fundamentais de segurança do trabalho.
Inclusive, esse EPI é ainda mais indispensável na etapa de preparação de argamassa. Um processo onde o pó do cimento e das argamassas pode ser inalado e acabar provocando graves danos à saúde do profissional.
Mas claro que a máscara precisa ser usada com frequência, já que na construção civil, a poeira e outros resíduos são muito comuns.
Calçados de segurança
As botas de trabalho, também popularizadas como botinas, são calçados de segurança que devem ser usados por todos no canteiro de obras. Esse EPI de segurança do trabalho é multifuncional para proteger os pés dos trabalhadores dos mais diversos riscos:
- Impacto resultante de quedas
- Perfuração ao pisar em pregos, pedaços de vergalhão e demais objetos cortantes e pontiagudos
- Queda ocasionada por piso escorregadio
- Picadas de insetos e de animais peçonhentos.
Luvas de proteção
Existem alguns tipos de luvas de proteção, dedicadas a situações específicas na construção civil:
- Luvas de alta-tensão: desenvolvidas com borracha, para proteger contra choques elétricos e queimaduras graves. É um equipamento que possui capacidade de isolamento que vai de 500 a 40 mil volts
- Luvas de Neoprene: possuem elevada resistência mecânica e a diversos produtos químicos. Também são antiderrapantes e maleáveis
- Luvas de PVC: oferecem maior resistência contra cortes, produtos químicos e abrasão. São utilizadas geralmente, para manusear materiais corrosivos, ácidos, óleos e graxas
- Luvas de vaqueta: semelhante às de PVC, também são conhecidas como luvas de raspa. Bastante usadas para manuseio de materiais agressivos e serviços pesados
- Luvas nitrílicas: são feitas de borracha natural. Utilizadas com frequência na construção civil porque apresentam resistência mecânica a perfurações, cortes e abrasão, e também resistência a produtos químicos.
Cinto de segurança
Mais um EPI de uso obrigatório para a segurança do trabalho é o cinto de segurança. Todos os profissionais que realizam trabalhos em altura devem, sem exceções, utilizá-lo.
O cinto de segurança deve ser usado para todas as alturas superiores a dois metros. Inclusive e mesmo quando outros equipamentos de proteção coletiva, como andaimes, já são utilizados.
E então?
Neste conteúdo você pôde conferir quais são os principais EPIs obrigatórios para trabalhadores que executam obras. Para a segurança do trabalho, estes são equipamentos imprescindíveis, que diminuem riscos e evitam diversos acidentes.
Vale ressaltar ainda, que a segurança do trabalho na construção civil, por meio dos Equipamentos de Proteção Individual, possibilita mais produtividade e eficácia para o projeto e, principalmente, qualidade de vida para os colaboradores.
Caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Agora, se você quer saber como acontece e a importância da fiscalização de obras acesse o conteúdo que elaboramos sobre o assunto!