O bloco cerâmico estrutural é um dos materiais mais utilizados no mercado da construção atualmente, entretanto, alguns profissionais da área ainda possuem dúvidas se esta é uma opção melhor do que os blocos de concreto.
Nesse sentido, reunimos neste conteúdo as 7 principais vantagens do bloco cerâmico para que você possa entender como este material pode contribuir com a sua obra! Continue a leitura e confira!
1 O bloco cerâmico estrutural apresenta maior eficiência e economia na obra
Uma das principais vantagens que o bloco cerâmico estrutural entrega para uma obra está no aumento de produtividade e redução de custos.
O bloco estrutural atua no lugar de vigas e pilares, eliminando a necessidade de usar estes elementos pois já serve como a sustentação da obra, o que tem grande impacto na economia de materiais.
A argamassa pode ser economizada ao utilizar blocos de cerâmica, pois eles reduzem o volume necessário para preencher os vazios do concreto e diminuem os gastos com revestimento. Além disso, também se economiza na utilização de aço.
O bloco cerâmico contribui para o orçamento e eficiência da obra ao reduzir o número de viagens para o transporte.
A ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), junto de outras entidades, realizou um estudo com testes comparativos entre blocos cerâmicos e blocos de concreto. Um dos aspectos analisados foi o peso do material e sua influência no transporte.
Ambos com medidas de 14x19x39 cm, o bloco cerâmico era de 6,6 Kg e o bloco de concreto de 12,8 Kg. Com a simulação de movimentação de um lote de 228 peças dos dois tipos de blocos, do térreo para o 1° andar de uma edificação, e considerando a capacidade do elevador de 800 Kg, foi possível transportar 114 blocos cerâmicos e apenas 60 blocos de concreto em cada viagem.
Portanto, o bloco cerâmico reduziu o tempo de movimentação em 73%, representando economia de energia, menor desgaste de equipamentos e menor consumo de mão de obra.
Em relação à eficiência, este tipo de bloco possui um manuseio muito mais fácil e também colabora com a etapa de fundação. Outro ponto de ganho de produtividade está na etapa de instalação elétrica e hidráulica, que pode ser realizada ao mesmo tempo que o assentamento dos blocos.
2 Oferece conforto térmico e acústico
Utilizar blocos cerâmicos em uma obra garante um melhor desempenho térmico e acústico.
Este material contribui para o equilíbrio da temperatura, tornando o ambiente mais confortável. Além disso, o bloco possui uma micro porosidade que ajuda a evitar a propagação térmica e ameniza variações de temperatura, o que permite climatizar o ambiente naturalmente.
Os micro poros também são importantes para evitar a passagem de umidade pelas paredes, garantindo um ambiente mais seco e saudável.
O elemento que proporciona o conforto térmico para o bloco cerâmico estrutural é seu coeficiente de condutibilidade térmica, que é três vezes menor que o bloco de concreto.
Por fim, o bloco cerâmico também é construído à prova de som, o que torna seu desempenho ainda melhor e garante a satisfação do cliente.
3 É um material de alta resistência
O bloco estrutural é um investimento de ótimo custo-benefício pois possui alta resistência e uma vida útil longa.
É possível encontrar no mercado modelos com resistências de até 20 MPa, dependendo de sua aplicação. Outra vantagem do bloco cerâmico é sua resistência ao fogo.
Além disso, a baixa absorção de umidade deste material proporciona um maior tempo de durabilidade.
4 A produção de blocos cerâmicos segue um rigoroso padrão de qualidade
Como o bloco cerâmico estrutural é um material amplamente utilizado no mercado da construção, sua produção é regularizada e fiscalizada por órgãos como a ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Assim, é possível garantir um material de melhor qualidade, seguro e que contribua para o resultado da obra.
A ABNT busca definir requisitos e critérios mínimos para o bom desempenho do bloco cerâmico. Entre algumas das normas referentes a este material estão:
- ABNT NBR 15270-1:2017 – Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para alvenaria – Parte 1: Requisitos
- ABNT NBR 15270-2:2017 – Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para alvenaria – Parte 2: Métodos de ensaios
- ABNT NBR 15812 – 1:2010 – Alvenaria Estrutural — 15/04/2010 Blocos cerâmicos – Parte 1: Projetos
- ABNT NBR 15812 – 2:2010 – Alvenaria Estrutural — 15/04/2010 Blocos cerâmicos – Parte 2: Execução e controle de obras.
- ABNT NBR 15575-2 – 2013 – Edificações habitacionais – Desempenho Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais.
Outra maneira de comprovar a qualidade do material adquirido para sua obra é adquirir blocos cerâmicos de fabricantes que possuem o selo PSQ.
Este certificado atesta aspectos como a capacidade de carga do material, padronização de tamanhos e formas, sustentabilidade da fabricação e níveis de absorção de água.
5 Aumenta a sustentabilidade da obra
Cada vez mais o mercado vem buscando por atividades e processos que reduzam o impacto no meio ambiente. Desta forma, a sustentabilidade já se tornou um diferencial competitivo.
Com o bloco cerâmico estrutural é possível tornar a obra mais sustentável, isso porque este material emite 66% menos CO2 na atmosfera ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com blocos de concreto.
Outro benefício é o menor consumo de água, que influencia tanto a parte ecológica da obra, como também o orçamento, como já abordamos anteriormente.
6 Proporciona economia de energia
Citamos no início deste conteúdo os aspectos que proporcionam mais economia durante a obra, relacionados principalmente à redução no uso de materiais, como a argamassa.
Entretanto, o bloco cerâmico também contribui para a economia após a execução da obra, ou seja, diretamente para o consumidor final.
Com o desempenho térmico apresentado por este bloco, a temperatura do ambiente torna-se mais constante, diminuindo a frequência de uso do ar condicionado ou de aquecedores.
Assim, o bloco proporciona uma significativa economia de energia para o proprietário da casa ou edifício.
7 O bloco cerâmico estrutural apresenta melhor custo-benefício
Por fim, com todas as vantagens apresentadas até aqui, e combinando o fato de que o bloco cerâmico é um material mais barato que o bloco de concreto, podemos concluir que seu custo-benefício é muito mais alto para empresas do setor construtivo, e consequentemente, para seus clientes.
Optar pelo bloco cerâmico estrutural significa garantir a satisfação do consumidor em diversos aspectos, bem como a segurança da obra.
Além disso, a economia e produtividade durante a execução da obra já trazem parte do retorno do investimento.
Nesse sentido, na Cerâmica Constrular fabricamos blocos para alvenaria estrutural seguindo as melhores práticas do mercado para proporcionar mais qualidade aos nossos clientes.
Para isso, somos certificados pelo PSQ e produzimos os blocos cerâmicos conforme os requisitos da ABNT.
Para saber mais sobre nossos produtos e solicitar um orçamento sem compromisso, clique aqui e entre em contato conosco!