Entender as diferenças entre o bloco de vedação e o bloco estrutural contribui para que seja feita a escolha correta do bloco a ser utilizado na obra, isso levando em consideração não só as diferenças, mas também as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Compreender esses dois tipos de produtos ajudará que sua escolha seja mais assertiva e que traga mais qualidade para a construção que você vai executar.
Por isso, hoje vamos falar sobre esses dois tipos de blocos, ambos modelos cerâmicos e quais são as questões positivas e negativas de cada um!
O que é bloco de vedação?
O bloco de vedação, utilizado na alvenaria de vedação, é usado na estruturação convencional com ferro, aço, laje, pilares e vigas. Ele pode ser de concreto ou cerâmica, muito utilizado para fazer o fechamento de paredes e tem seus furos feitos na horizontal, facilitando a passagem de tubulações e fios.
Uma das suas principais características é que ele não precisa ter muita resistência já que conta com armações, vigas e pilares para dar suporte na sustentação da estrutura da obra.
Ou seja, é um tipo de bloco que sustenta apenas o seu próprio peso precisando de ajuda para aguentar o peso do telhado, portas e janelas, por exemplo.
Logo vamos falar sobre o bloco estrutural, mas já queremos pontuar que não existe a possibilidade de a alvenaria de vedação substituir a alvenaria estrutural já que ela, devido ao seu formato e especificações técnicas, não é capaz de atuar como função estrutural.
Vantagens da Alvenaria de Vedação
- Grande disponibilidade de material e mão de obra
- Versatilidade e flexibilidade
- Serve para fechar uma estrutura ou dividi-la
- Baixo custo na execução da alvenaria
- Facilita passagem de encanamento e fiação da obra
- Não existe restrição de medidas no projeto.
Desvantagens da Alvenaria de Vedação
- Maior tempo de execução
- Necessidade de revestimento adicional devido à baixa porosidade
- Utiliza muita massa para assentamento
- É necessário esperar 21 dias para retirar formas e escoramento
- Demanda cortes na parede para fazer a instalação elétrica e hidráulica
- Maior utilização de mão de obra
- Gera muito entulho, o que prejudica o meio ambiente
- Suscetível a gambiarras e imprevistos
- Maior utilização de materiais.
Esses são os modelos que temos a disposição aqui na Constrular.
O que é bloco estrutural?
A principal característica do bloco estrutural, utilizado na alvenaria estrutural é que em sua execução não é necessário usar vigas e pilares. Ele vai atuar no lugar delas, adquirindo a função estrutural da obra, ou seja, sendo a sustentação.
Os blocos estruturais podem ser feitos também de cerâmica ou concreto e são capazes de suportar mais do que seu próprio peso.
As opções mais comuns de sistemas construtivos que encontramos no mercado são a estrutura de concreto armado e estrutura de aço, que são preenchidas com paredes de alvenaria de vedação ou a própria parede de alvenaria estrutural, feita de bloco estrutural.
Uma característica que vale a pena frisar é que os furos são feitos na vertical.
Vantagens da Alvenaria Estrutural
- Técnica executiva simplificada
- Paredes sustentam o peso da laje e cobertura do imóvel
- Facilidade de treinamento de mão de obra
- Facilidade de controle
- Menor diversidade de mão de obra na fase de estrutura
- Eliminação de interferências
- Facilidade de integração com outros subsistemas
- Grande potencial de redução de custos
- Eliminação de desperdícios de material
- Maior agilidade na construção
- Normas ABNT definem requisitos e critérios para o bom desempenho do sistema
- Redução do consumo de aço e concreto
- Menor gasto com revestimento
- Maior organização do canteiro de obras
- Partes elétricas e hidráulicas são feitas junto com o assentamento dos blocos
- Demanda menos tempo de obra
- Resistente
- Isolante térmico e acústico
- Otimiza tempo.
Desvantagens da Alvenaria Estrutural
- Arquitetura e design limitados pelo tamanho e forma dos blocos
- Dificuldade se for necessário improvisar
- Limitação de grandes vãos e balanços
- Restringe futuras mudanças na edificação
- Inibe a mudança do uso do imóvel (de residencial para comercial, por exemplo)
- Não se deve cortar os blocos
- Demanda planejamento e profissionais qualificados
Esses são os modelos que temos aqui na Constrular a disposição.
O que avaliar para fazer a escolha certa?
Como você pode notar, tanto o bloco de vedação quanto o bloco estrutural possuem seus prós e contras. Custo, tempo de execução, mão de obra qualificada são pontos cruciais para que a escolha seja benéfica. Mas, não só isso.
Um ponto que pesa muito é o fato de que na alvenaria de vedação existe maior liberdade quanto ao layout do projeto, sendo possível fazer modificações até mesmo depois da obra – isso porque a estrutura conta com vigas e pilares que sustentam não prejudicando a estrutura do imóvel.
Já na alvenaria estrutural, essa questão se torna restrita, por isso que é indispensável um bom planejamento e profissionais capacitados para que a obra fique exatamente como desejado.
Quando for escolher o bloco a ser utilizado na sua obra, é importante que você analise o tamanho do imóvel – casa, prédio, sala comercial, empresa – principalmente se tratando de altura.
Isso porque, conforme entrevista com engenheira da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), “a maior economia, no entanto, em geral é obtida em edificações com até 15 pavimentos. Quando a altura da edificação ultrapassa esse patamar de andares, as tensões de compressão chegam a triplicar na base do prédio devido às ações do vento na estrutura, fazendo com que haja a necessidade de grautear grande parte dos blocos na base do edifício. Nesses casos, o empreendimento pode ser inviável economicamente e um estudo de viabilidade é sempre recomendado. ”
Esses são alguns pontos que devem ser analisados na escolha. O ideal é que você conte com profissionais capacitados para definir a opção ideal para sua obra. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!