Você por acaso já se perguntou como é realizada a fabricação de blocos cerâmicos?
Neste artigo vamos apresentar o passo a passo de como essas peças se tornam blocos resistentes e de grande durabilidade. É um longo e minucioso processo, que exige qualidade desde a extração até a entrega do produto. Continue a leitura!
A fabricação de blocos cerâmicos
Componentes básicos de uma construção, os blocos cerâmicos podem ter diversas formas e
características. Duas delas são ligadas à sua função, pode ser tanto de vedação – executada para suportar seu próprio peso e pequenas cargas, como também estrutural – suporta as cargas e esforços da edificação.
No entanto, o processo de fabricação de blocos cerâmicos, independente da finalidade deles, é bem parecido. Para eles chegarem até a etapa de comercialização e utilização, passam por um processo que compreende:
Extração e preparação da matéria prima
Geralmente, a matéria prima usada para fazer blocos cerâmicos é natural, encontrada em depósitos espalhados na crosta terrestre. Logo depois da mineração, os materiais devem ser desagregados ou moídos e classificados de acordo com a granulometria (às vezes também são purificados).
Então, o processo de fabricação tem início apenas depois do sazonamento da argila.
Resumidamente, o processo de fabricação de blocos cerâmicos, começa nas jazidas. Onde são usadas retroescavadeiras para extrair a argila – respeitando sempre os limites ambientais. Depois, ela passa por um controle de qualidade em laboratório, para assegurar suas características.
Tratamento da massa
Depois de aprovada, a argila é levada até o pátio de sazonamento. Lá, ela será depositada em camadas alternadas de silte – responsável por otimizar a secagem da matéria – formando o que é chamado de sanduíches.
O tratamento da massa é um processo longo, que pode demorar até dois anos. O objetivo dessa etapa é reduzir o excesso de materiais orgânicos e sais indesejados. Assim, a massa vai oferecer maior homogeneidade e garantir a qualidade do material que será utilizado na fabricação dos blocos cerâmicos.
Formação das peças: extrusão
Nesta etapa da produção, a argila é misturada, desintegrada e laminada. Depois disso, é levada para a Extrusora, também chamada de Maromba, onde a argila será misturada novamente e extrudada, para só então ser moldada por boquilhas, conforme o tipo de bloco a ser produzido.
O próximo passo depois disso, é realizar o corte dos blocos nas dimensões pré-definidas para cada tipo de tijolo. Depois, segue para uma inspeção criteriosa, para retirar peças defeituosas e assim, manter a qualidade de todas as peças.
Na verdade, a fase de extrusão pode ser considerada uma etapa intermediária do processo de fabricação de blocos cerâmicos. Depois dela, ainda na etapa de formação das peças, está o Torneamento, processo feito em tornos mecânicos ou manuais, onde a peça adquire finalmente o seu formato final.
Tratamento térmico
O processo de tratamento térmico é fundamental na fabricação dos blocos cerâmicos. Isso porque, é nessa etapa que acontece o desenvolvimento das propriedades finais das peças.
O processamento térmico se dá por meio de duas etapas:
Secagem
Este procedimento pode ser feito naturalmente, onde os blocos são depositados em um pátio e secam a partir da ação climática, ou artificialmente, onde as peças são levadas a um túnel de secagem artificial. Nele, secadores de fluxo semi contínuos vão proporcionar uma ótima qualidade aos blocos cerâmicos.
A etapa de secagem é muito importante na fabricação dos blocos, porque depois da formação das peças, elas ainda ficam com um pouco de água. Então, para evitar defeitos nas peças, é preciso tirar essa água, de forma lenta e gradual, em secadores – intermitentes ou contínuos – a temperaturas que variam entre 50 ºC e 150 ºC.
Queima
Por fim e também fundamental para finalizar devidamente a produção de blocos cerâmicos, é preciso fazer a queima das peças. O procedimento é feito em modernos fornos com indicadores computadorizados – que garantem baixo consumo de energia e uma produção sustentável.
Ou seja, depois de secos, os blocos são submetidos a um tratamento térmico com temperaturas elevadas. Na maioria dos casos, a temperatura varia entre 800 ºC a 1700 ºC. Realizados em fornos contínuos ou intermitentes que operam em três fases:
- Aquecimento da temperatura ambiente até a temperatura desejada
- Patamar durante certo tempo na temperatura especificada
- Resfriamento até temperaturas inferiores a 200 ºC.
E então?
Neste artigo você pode conferir o passo a passo para a fabricação de blocos cerâmicos de qualidade, indo desde a extração de matéria prima, até o ponto em que as peças ganham forma e são finalizadas em processos minuciosos, que garantem total integridade do produto.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se quer saber porque não se deve comprar blocos cerâmicos de qualidade duvidosa, acesse nosso conteúdo com 6 motivos para não economizar nos blocos cerâmicos dos seus empreendimentos!